Levar a sociedade a pensar: bases da consciência simbólica

Autores

  • Patrício Batsikama Instituto Superior Politécnico TOCOISTA (ISPT)

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p05-17

Palavras-chave:

virtudes, ética moral, consciência simbólica, amor prático

Resumo

A sociedade (ndônga) responsabiliza-se pela educação do indivíduo (muntu), ao passo que a consciência simbólica que prioriza a liberdade do muntu é inalienável pelo facto de este último ser inserido, desde primeira infância, em exercícios de “pensar sociedade”. Face aos desafios tecnológicos da vida social, na eminência de apoquentar o papel da filosofia nos dias de hoje, levantou-se aqui uma pergunta de como a África poderá resistir as novas configurações do século XXI. Ao responder que será na base de língua e cultura (espaços de alienação), o artigo justifica isso associando os fragmentos da Filosofia africana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrício Batsikama, Instituto Superior Politécnico TOCOISTA (ISPT)

    Mestre Profissional em Filosofia. Doutorado em Antropologia, Universidade Fernando Pessoa, Universidade do Porto-Portugal. Instituição: Instituto Superior Politécnico TOCOISTA (ISPT/Angola). Centro de Estudos e Investigação Científica Aplicada do Instituto Superior Politécnico Tocoista. Departamento de História da Universidade Agostinho Neto. 

Referências

BATSÎKAMA, Patrício. “Mbôngi’a ñgîndu: a escola de ciências políticas”, In: Revista Transversos, Universidade Estadual de Rio de Janeiro, n. 14, abr., p. 478-502, 2019.

BATSÎKAMA, Patrício. Filosofia no antigo Kôngo. Recife: Edições Universitárias de Pernambuco, 2024.

DIOP, Cheikh Anta. Nations nègres et culture: de l’Antiquité nègre egyptienne aux problèmes culturels de l’Afrique noire d’aujourd’hui. Paris: Presence Africaine, 2021.

DURKHEIM, Émile. Sociologie et philosophie. Paris: P.U.F., 2010.

ELIAS, Nobert. La dynamique sociale de la conscience. Sociologie de la connaissance et des sciences. Paris: La Découverte, 2016. p. 69, 116, 149, 177, 211, 245.

FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir: naissance de la prison. Paris: Gaillimard, 1975.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Petrópolis: Vozes, 2015.

LAMAN, Karl (1936), Dictionaire kikongo-français, Bruxelas: Desclé.

MOORE, Carlos. A África que incomoda. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.

MORIN, Edgar. Le défi de la complexité. In: Chimères, Revue des schizoanalyses, n.º 5, p. 1-18, 1988.

NGOMA-BINDA Phambu. Le Nzola comme philoculture: une philosophie kongo de l’existence. Paris: PAARI, 2023.

PLATÃO. Teeteto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

BATSIKAMA, Patrício. Levar a sociedade a pensar: bases da consciência simbólica. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 2, p. 05–17, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p05-17. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2783.. Acesso em: 16 jun. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 140

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.