A problemática da reforma do ensino da filosofia em Angola
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p90-114Palavras-chave:
epistemologia, metodologia, ciência, paradigma , investigaçãoResumo
Este trabalho é resultado lógico das discussões havidos em 1991 no contexto da formação da denominada nova mentalidade política em Angola. As discussões afloradas continuaram no interior da academia com base nas reflexões intituladas “Processo de reforma do ensino da Filosofia em Angola: alguns aspectos epistemológicos e metódicos”, e como resposta, aparece o artigo do Professor Muanamoni Matumona “O ensino da Filosofia em Angola.” Tratava-se da necessidade imperiosa da elaboração de reformas no ensino da filosofia devido ao espírito de mudanças sociais existentes no país. Isto significava, a reestruturação e construção de um novo modelo e paradigma de educação e ensino, em que a Filosofia se integrava. A nossa análise concentra-se intelecção do processo de reforma da filosofia em três momentos cruciais: O ensino da filosofia na época colonial, pós-colonial e o momento actual. Com esta singela contribuição teórica, tomamos como referência principal a pretensão de fazer interagir, de forma implícita, duas questões que a titulam: a epistemologia e a metodologia, não perdendo de vista o tratamento acentuado dos fundamentos didácticos, e até teóricos do ensino e estudo da filosofia em Angola.
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