Gestar sensibilidades em diálogo: tarefa para a fenomenologia da percepção na era digital

Autores

  • Marcelo Fabri Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p114-128

Palavras-chave:

fenomenologia, percepção, sensibilidade, diálogo, era digital

Resumo

A era digital está promovendo a ruína da vida teórica. O artigo investiga se é possível preservar uma tal vida, beneficiando-se das conquistas da fenomenologia da percepção. Mas isso nos conduz a um desafio que muitos consideram destinado ao fracasso. Trata-se de gestar (formar) sensibilidades em diálogo, subjetividades impactadas pelo acontecimento do aprender e do ensinar. Daí a pergunta: haveria ainda sentido em se falar em corpos grávidos de futuro, subjetividades capazes de reativar e reanimar o convívio intersubjetivo a partir do qual reencontramos nossa participação na cultura e na história? Aposta-se na resposta de que somos ainda capazes de afirmar a nossa liberdade, reivindicando uma responsabilidade pelo futuro. Responsabilidade que tem seu ponto de partida numa fenomenologia da percepção.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Fabri, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Realizou estágio pós-doutoral na Università di Catania (Itália), de outubro de 2004 a julho de 2005. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética Fenomenológica, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, ipseidade, alteridade, Husserl, Levinas, fenomenologia francesa.

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Publicado

2023-09-28

Edição

Seção

Artigos Dossiê

Como Citar

FABRI, Marcelo. Gestar sensibilidades em diálogo: tarefa para a fenomenologia da percepção na era digital. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 23, n. 3, p. 114–128, 2023. DOI: 10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p114-128. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2473.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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