A concepção de atividade filosófica em Herbert Marcuse
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2022.v22n1.p96-116Palabras clave:
Filosofia, Marcuse, Socialismo democrático, Escola de FrankfurtResumen
Com este artigo buscamos identificar os traços essenciais da atividade filosófica segundo a concepção de Herbert Marcuse, distribuídos na análise dos conceitos de filosofia, filósofo, sujeito revolucionário, como também o significado de socialismo democrático, ponto mais alto de libertação dos seres humanos, que pode vir a ser alcançado mediante a ação dos movimentos sociais. Seguimos o método crítico-dialético para a realização deste trabalho, por nos fornecer os meios adequados de compreensão e articulação da totalidade, particularidade e singularidade da sociedade contemporânea e suas tendências historicamente construídas pela lógica do capital. Definimos como objetivos os seguintes pontos: investigar o conceito de atividade filosófica na concepção de Marcuse e também descrever os conceitos de filosofia, filósofo e de sujeito revolucionário, articulando esses aspectos com o seu ideário de libertação humana, formatado no socialismo democrático, para cuja realização recorre a diversos movimentos sociais. No conjunto, o artigo busca responder/ solucionar o seguinte problema: de que maneira a atividade filosófica contribuirá para a construção de uma sociedade livre e democrática? A fim de encontrar uma resposta/solução plausível para o problema suscitado, faz-se necessário percorrer diversas obras do filósofo Marcuse e também obras e artigos de alguns dos seus abalizados estudiosos e estudiosas somados a obras de outros autores engajados com uma leitura de mundo suficientemente capaz de transformá-lo para que os seres humanos vivam, de fato, humanizados.
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