Ciência, verdade, objetividade e educação

Autores

  • Gislaine Marli da Rosa Kalinowski Universidade Federal de Uberlândia
  • Armindo Quillici Neto Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto Augusto de Oliveira Brito Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0003-1401-9864

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n1.p18-35

Palavras-chave:

Estatuto Científico, Filosofia da Ciência, Ciências da Educação

Resumo

O presente artigo visa trazer à tona elementos importantes para a compreensão do sentido de Ciência e suas relações com as Ciências Humanas e a Educação em particular. Buscou-se constituí-lo sob o suporte dialético, com referências polissêmicas, contudo, sem incorrer em ecletismo. Está organizado em duas partes, uma que trata de forma mais abrangente o conceito de Ciência. Percorre de forma sintética a história da constituição das Ciências e seus processos de diferenciação da Filosofia, que resultou em estatutos relativamente autônomos. Os conceitos de Verdade e Objetividade são analisados para subsidiar a construção do sentido exposto para Ciência (s). A questão específica de estatuto científico para a Educação e suas implicações compõe a segunda metade do artigo, buscando-se trazer elementos que demonstram a constituição científica da disciplina acadêmica.

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Biografia do Autor

  • Gislaine Marli da Rosa Kalinowski, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 "This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001

  • Armindo Quillici Neto, Universidade Federal de Uberlândia

    Professor Associado no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC- Campinas) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

  • Gilberto Augusto de Oliveira Brito , Universidade Federal de Uberlândia

    Professor associado do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor em Ciências, área de concentração Físico- Química, pela mesma instituição. 

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Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Artigos Dossiê

Como Citar

KALINOWSKI, Gislaine Marli da Rosa; NETO, Armindo Quillici; BRITO , Gilberto Augusto de Oliveira. Ciência, verdade, objetividade e educação. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 1, p. 18–35, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n1.p18-35. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2356.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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