Ciência, verdade, objetividade e educação

Autores

  • Gislaine Marli da Rosa Kalinowski Universidade Federal de Uberlândia
  • Armindo Quillici Neto Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto Augusto de Oliveira Brito Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0003-1401-9864

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n1.p18-35

Palavras-chave:

Estatuto Científico, Filosofia da Ciência, Ciências da Educação

Resumo

O presente artigo visa trazer à tona elementos importantes para a compreensão do sentido de Ciência e suas relações com as Ciências Humanas e a Educação em particular. Buscou-se constituí-lo sob o suporte dialético, com referências polissêmicas, contudo, sem incorrer em ecletismo. Está organizado em duas partes, uma que trata de forma mais abrangente o conceito de Ciência. Percorre de forma sintética a história da constituição das Ciências e seus processos de diferenciação da Filosofia, que resultou em estatutos relativamente autônomos. Os conceitos de Verdade e Objetividade são analisados para subsidiar a construção do sentido exposto para Ciência (s). A questão específica de estatuto científico para a Educação e suas implicações compõe a segunda metade do artigo, buscando-se trazer elementos que demonstram a constituição científica da disciplina acadêmica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gislaine Marli da Rosa Kalinowski, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 "This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001

  • Armindo Quillici Neto, Universidade Federal de Uberlândia

    Professor Associado no Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC- Campinas) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

  • Gilberto Augusto de Oliveira Brito , Universidade Federal de Uberlândia

    Professor associado do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor em Ciências, área de concentração Físico- Química, pela mesma instituição. 

Referências

BERGER, P. LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2004.

BOURDIEU, P. Uma introdução à sociologia reflexiva. In: Bourdieu, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, P. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2004.

BOURDIEU, P. Homo academicus. Florianópolis: Editora UFSC, 2013.

BUNGE, M. Caçando a realidade. São Paulo: Perspectiva, 2010.

COSTA, N. O conhecimento científico. São Paulo: Discurso Editorial, 1997.

DIAS DE CARVALHO, A. Epistemologia das ciências da educação. Porto: Afrontamento, 1996.

EINSTEIN, A. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2003.

GRENFELL, M. (org.) Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais: Petrópolis: Vozes: 2018.

HARTOG, F. Chronos: L’occident aux prises avec le temps. Paris: Gallimard, 2020.

LECOINTRE, P. Compreender el materialismo a través de su história. In: CHARBONNAT, P. Historia de las filosofías materialistas. Espanha: Biblioteca Buridán, 2007.

LEFEBVRE, H. Teoria do conhecimento – Capítulo I. Lógica formal/Lógica dialética. Rio De Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. p. 49-89.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Unicamp, 1990.

MINARI, M. de L. Ativismo Quântico. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 6, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6331. Acesso em: 21 set. 2022.

PRIGOGINE, I. Carta para as Futuras Gerações. In: Carvalho, E. de A.; Almeida M. da C. Ciência, razão e paixão / Ilya Prigogine. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

SEVERO, J. L. R. de L.; PIMENTA, S. G. Formação em pedagogia na América Latina: apontamentos sobre Argentina, Brasil, Colômbia e México. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 9, n. 00, p. e023033, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670012. Acesso em: 12 jan. 2024.

SILVA, M. A. A. da; FERREIRA, L. G. A Pedagogia como Ciência da Educação: Reflexões Epistemológicas e Contribuições na Formação Docente. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 32–51, 2021.Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25741. Acesso em: 4 out. 2022.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Artigos Dossiê

Como Citar

KALINOWSKI, Gislaine Marli da Rosa; NETO, Armindo Quillici; BRITO , Gilberto Augusto de Oliveira. Ciência, verdade, objetividade e educação. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 1, p. 18–35, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n1.p18-35. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2356.. Acesso em: 5 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 330

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.