Sentido e Linguagem a partir de uma abordagem pós-estruturalista da Teoria do Discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n1.p05-17

Palavras-chave:

Teoria do Discurso, Pós-estruturalismo, Laclau, Mouffe

Resumo

Este artigo desenvolve especificamente uma discussão sobre como, a partir da Teoria do Discurso, elaborada inicialmente por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, podemos articular as noções de sentido e linguagem como instituintes do real pelo discurso. Para isso, através de duas seções desenvolvemos uma argumentação que considera a realidade como sendo sempre mediada pela linguagem e também enfatizamos como a categoria do discurso é compreendida como um espaço privilegiado no qual os processos de significação desta mesma realidade acontecem. Essa abordagem se insere num quadro teórico, por vezes, heteróclito, que aproxima contribuições filosóficas consideradas, de maneira geral, como pós-estruturalistas e pós-fundacionalistas, nos provocando a pensar que, na impossibilidade de ser um pensamento fundamental, a Filosofia se torna um pensamento intrinsecamente político.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • George Souza de Melo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Filosofia e Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutorando e Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Compõe a equipe de pesquisadores/as do projeto de pesquisa (UFPE/PROPESQI) "Políticas curriculares de gênero e sexualidade no Brasil: lutas hegemônicas, articulações e produção de sentidos" e do projeto de pesquisa (CNPq/MCTI n 10/2023) "Fantasias educacionais, hegemonia e dinâmicas de subjetivação no campo curricular". 

Referências

ALMEIDA, Leonardo Monteiro Crespo de. Discurso e ontologia política: uma análise de alguns pressupostos da teoria política de Ernesto Laclau. Ágora Filosófica, Recife, v. 22, n. 1, p. 152-175, jan./abr. 2022.

BURITY, Joanildo. Teoria do discurso e educação: reconstruindo o vínculo entre cultura e política. Revista Teias, v. 11, n. 22, p. 07-29, maio/ago. 2010.

BURITY, Joanildo. Discurso, descolonização do saber e diversidade étnica e religiosa na educação. Espaço do Currículo, v. 7, n. 2, p.119-218, maio/ago. 2014a.

BURITY, Joanildo A. Discurso, política e sujeito na teoria da hegemonia de Ernesto Laclau. In: MENDONÇA, Daniel de; RODRIGUES, Léo Peixoto. (org.). Pós-estruturalismo e teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014b. p. 59-74.

BUTLER, Judith. Fundamentos contingentes: o feminismo e a questão do pós-modernismo. Cadernos Pagu, n. 11, p. 11-42, 1998.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Tradução: Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991.

LACLAU, Ernesto. Discourse. In: GOODIN, Robert A.; PHILIP, Pettit. (org.). A companion to contemporary political philosophy. 2. ed. Oxford: Blackwell, 2007. p. 541-547.

LACLAU, Ernesto. Desconstrução, pragmatismo e hegemonia. In: MOUFFE, Chantal. (org). Desconstrução e pragmatismo. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. p. 77-106.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. Tradução: Joanildo A. Burity, Josias de Paula Jr. e Aécio Amaral. São Paulo: Intermeios; Brasília: CNPq, 2015.

LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, Alice C. Política, conhecimento e a defesa de um vazio normativo. In: MENDONÇA, Daniel de.; RODRIGUES, Léo; LINHARES, Bianca. (org.). Ernesto Laclau e seu legado transdisciplinar. São Paulo: Intermeios, 2017.

MARTINEZ, Horácio L. Democracia radical plural e persuasão: o lugar da filosofia de Wittgenstein na teoria do discurso de essex. In: BRITO, Evandro O. de.; SPICA, Marciano A. (org.). Filosofia social e fundamentação da ação moral. 1. ed. Guarapuava: Apolodoro Virtual Edições, 2019. p. 19-38.

MELO, G. S. de.; OLIVEIRA, A. L. M. de. Quando o currículo se torna passarela para a diferença. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e75681, 2020.

OLIVEIRA, Manfredo A. de. A filosofia na crise da modernidade. São Paulo: Loyola. 1989.

PERDIGÃO, Paulo. Existência e liberdade: uma introdução à filosofia de Sartre. Porto Alegre: L&PM, 1995.

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

RICHARDSON, Laurel; PIERRE, Elizabeth A. St. La escritura: um método de investigación. In: DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. (org.). Manual de investigación cualitativa. v. 5. Barcelona-ESP: Editorial Gedisa, 2017. p. 128-163.

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução: Paulo Perdigão. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TEDESCHI, Sirley L.; PAVAN, Ruth. A produção do conhecimento em educação: o Pós-estruturalismo como potência epistemológica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 772-787, set./dez. 2017.

VATTIMO, Gianni. Adeus à verdade. Tradução: João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Tradução: Marcos G. Montagnolli. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Artigos Dossiê

Como Citar

MELO, George Souza de. Sentido e Linguagem a partir de uma abordagem pós-estruturalista da Teoria do Discurso. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 1, p. 05–17, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n1.p05-17. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2366.. Acesso em: 5 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 125

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.