Theodor Adorno e a Educação Contra a Barbárie: faces e interfaces
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p191-207Palavras-chave:
Formação;, Semiformação;, Emancipação;, Theodor Adorno;, Esclarecimento.Resumo
O Brasil tem passado nos últimos anos por diversos momentos de tensão social. Isto tem levado a sociedade brasileira a promover algumas mudanças, em segmentos diversos de sua organização, embora reconheçamos que nem sempre são modificações para o seu melhor. Nesse cenário, em 2016, o Governo Federal promoveu, por meio de medida provisória, posteriormente transformada em lei, um conjunto de mudanças na área de educação. Fundamentada nas ideias de Theodor Adorno, este artigo traz algumas ideias adornianas do campo da educação, por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho documental e uma natural revisão de literatura, tomando-as como ponto de referências para em algum outro momento, que não agora neste artigo, possamos identificar a qual papel tais reformas se prestam e que tipo de cidadão se propõem a formar. Por hora, pensamos em, tão somente, apresentarmos este intelectual e alguns de seus principais conceitos no campo educacional.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Dialéctica negativa. Versão castellhana de José María Ripalda. Madrid: Taurus Ediciones, S.A, 1986.
ADORNO, Theodor W. Aspectos do novo radicalismo de direita. Tradução: Felipe Catalani. São Paulo: Unesp, 2020.
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução: MAAR, Wolfgang Leo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor & HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Tradução: Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; IWASSE, Lílian Fávero Alegrâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. Uma visão crítica sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular em consonância com a reforma do ensino médio. Revista eletrônica Debates em Educação, v. 10, n. 21, maio/ago. 2018.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico]. Brasília: Inep, 2021.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, 2020.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica 2018. Brasília, 2019.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica 2017 [recurso eletrônico]. Brasília, 2019.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2016. Notas estatísticas. Brasília, 2017.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2015, Notas Estatísticas.
Brasil. Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Desafios modernos para a educação básica. Texto para discussão, n. 218.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base, 2017.
CORREIA, Fábio Caires. Theodor Adorno e o problema da (semi)formação. Kínesis, v. VIII, n. 16, jul. 2016, p. 110-126.
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
GLOBO, Editora. O livro da filosofia. Tradução: KIM, Douglas. 1. ed. São Paulo: Globo Livros, 2016.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Indicadores de fluxo escolar apontam queda na evasão para o ensino fundamental e médio. Indicadores de fluxo escolar apontam queda na evasão para ensino fundamental e médio - Artigo – INEP. Acesso em: 11 set. 2021.
JAY, Martin. As ideias de Adorno. Tradução: SOBRAL, Adail Ubirajara. São Paulo: Cultrix: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
KLEIMAN, Paul. Tudo o que você precisa saber sobre filosofia: de Platão e Sócrates, de ética e metafísica até as ideias que ainda transformaram o mundo, o livro essencial sobre o pensamento humano. Tradução: Cristina Sant’Anna. São Paulo. Editora Gente, 2014.
LIMA, B. D. T. DE C.; SANTOS, E. A. C. Em rota de colisão: Adorno, Marcuse e os Movimentos Estudantis. Ideias, v. 7, n. 2, p. 37-58, 9 mar. 2017.
MAAR, Wolfgan Leo. Adorno, semiformação e educação. Educ. Soc. Campinas, v. 24, n. 83, p. 459-476; ago./2003.
MANFRÉ, Ademir Henrique. (Semi)formação, BNCC e escolarização: qual é a base para a educação? Educação por escrito, v. 12, n. 1, p. 1-11, jan./dez. 2021. Porto Alegre. Disponível em:
https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/33173/27075. Acesso em: 03 dez. 2021.
MENEZES, Anderson de Alencar. Teoria crítica e educação: uma leitura a partir de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. 2009. 227 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação). Universidade do Porto, 2009.
PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. ADORNO: O poder educativo do pensamento crítico. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
ORTEGA, André. R.; HOLLERBACH, Joana. D. G. Os discursos oficiais sobre as leis 5.692/71 e 13.415/17: a defesa de uma educação a serviço do capital. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 2, e31592, 3 nov. 2020. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.31592.
PUCCI, Bruno; ZUIN, Antônio Álvaro Soares & LASTÓRIA, Calmon Nabuco (orgs). Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.
SAFATLE, Vladimir. Dar corpo ao impossível: O sentido da dialética a partir de Theodor Adorno. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
VERRI, Diego dos Santos & LUFT, Heidi Maria. O percurso histórico das principais reformas educacionais no Brasil. XXIII Jornada de Pesquisa. Ciências Humanas. Salão do Conhecimento. Unijuí, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anderson de Alencar Menezes, Emerson Silva de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.