Theodor Adorno e a Educação Contra a Barbárie: faces e interfaces

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p191-207

Palavras-chave:

Formação;, Semiformação;, Emancipação;, Theodor Adorno;, Esclarecimento.

Resumo

O Brasil tem passado nos últimos anos por diversos momentos de tensão social. Isto tem levado a sociedade brasileira a promover algumas mudanças, em segmentos diversos de sua organização, embora reconheçamos que nem sempre são modificações para o seu melhor. Nesse cenário, em 2016, o Governo Federal promoveu, por meio de medida provisória, posteriormente transformada em lei, um conjunto de mudanças na área de educação. Fundamentada nas ideias de Theodor Adorno, este artigo traz algumas ideias adornianas do campo da educação, por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho documental e uma natural revisão de literatura, tomando-as como ponto de referências para em algum outro momento, que não agora neste artigo, possamos identificar a qual papel tais reformas se prestam e que tipo de cidadão se propõem a formar. Por hora, pensamos em, tão somente, apresentarmos este intelectual e alguns de seus principais conceitos no campo educacional.

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Biografia do Autor

  • Anderson de Alencar Menezes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

    Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Teologia pelo Centro Unisal - Campus Pio XI (São Paulo), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Pós-Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas. Foi Diretor Executivo da Faculdade Salesiana do Nordeste e Diretor Pedagógico do Instituto Salesiano de Filosofia em Recife. Integra como Pesquisador o Grupo de Investigação em Teoria Crítica da Universidade de Valência-Espanha, sob a direção do Professor Dr. Benno Herzog. Membro do IBDFAM ( Instituto Brasileiro do Direito de Família) No Estado de Alagoas- Pertence no âmbito deste Instituto à Comissão da Criança e do Adolescente). Pesquisador da Rede RIEV ( Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violência - Ufpb; Ufal; Ufsc; Universidade de Valência - Espanha). Exerceu a função de Coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Foi membro do Conselho Editorial da Edufal( Editora da Universidade Federal de Alagoas). Atualmente é PROFESSOR e PESQUISADOR DO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PPGE/CEDU/UFAL; Membro do CONSELHO EDITORIAL da Revista Eletrônica - COGNITIO da PUC SÃO PAULO; Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral. Membro do Corpo Editorial da Revista Filosofia e Educação da UNICAMP. Tem interesse pelas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) ÁREA DA EDUCAÇÃO: JUVENTUDES, PRIVAÇÃO, SOFRIMENTO; EDUCAÇÃO ESCOLAR E SABERES BIOGRÁFICOS; EDUCAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL; 2) ÁREA DA FILOSOFIA: TEORIA CRÍTICA; FENOMENOLOGIA; EPISTEMOLOGIAS; HERMENÊUTICA, BIOÉTICA. ÁREA DA TEOLOGIA/CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA; ECUMENISMO/DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO; PNEUMATOLOGIA; FILOSOFIA DA RELIGIÃO.

  • Emerson Silva de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Alagoas(2012), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá(2012) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Técnica Federal de Alagoas(1993).

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Publicado

2023-09-28

Edição

Seção

Artigos Temática Livre

Como Citar

MENEZES, Anderson de Alencar; OLIVEIRA, Emerson Silva de. Theodor Adorno e a Educação Contra a Barbárie: faces e interfaces. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 23, n. 3, p. 191–207, 2023. DOI: 10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p191-207. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2286.. Acesso em: 16 maio. 2024.

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