A filosofia em cena na escola: o recurso do teatro a partir do paradigma da intersubjetividade
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n1.p49-64Palavras-chave:
Expressividade, Intersubjetividade; ensino de filosofia.Resumo
A intenção deste artigo é pensar sobre um recurso metodológico no ensino de filosofia que possa assumir como princípio norteador a intersubjetividade na escola. Sendo assim, a reflexão parte da leitura habermasiana sobre a racionalidade instrumental – cuja finalidade é a dominação do mundo – para destacar a função colaboradora que ação comunicativa pode desempenhar na reconstrução racional e no restabelecimento do papel fundamental que a linguagem tem na formação humana. Dessa forma, é importante reconhecer a discursividade evidenciada não na perspectiva de um observador, mas na participação intersubjetiva da ação pelos sujeitos no âmbito escolar. Utilizando-se do texto do livro VII da Obra "A República" do filósofo Platão, no contexto da sala de aula que desenvolvemos uma adaptação do texto platônico para ser usado em uma atividade discursiva através do teatro, a qual faremos uma releitura do agir dramatúrgico no tocante da reviravolta linguística. Por conseguinte, destacamos assim a principal intenção deste trabalho que é relatar a experiência discursiva por meio do recurso teatral e encorajada pelo ensino de filosofia no cotidiano de uma escola pública do estado de Alagoas.
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