FIGURAS DA RELIGIÃO NO NORDESTE

O Curso de Extensão “Figuras Ilustres na História das Religiões no Nordeste” é promovido pelo Instituto Humanitas UNICAP, pela Licenciatura e PPG em Ciências da Religião e pelo Bacharelado de Teologia da Católica de Pernambuco, em parceria com o Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife. Tem como objetivo estudar algumas figuras religiosas no Nordeste, como o Padre Mestre Ibiapina, o Beato Antônio Conselheiro, o Padre Cícero Romão, o Beato José Lourenço, a Militante Margarida Maria Alves e Dom Helder Câmara, buscando compreender as estratégias de ressignificação do sagrado em cada contexto histórico-cultural, bem como aprofundar a compreensão da função psico-social que desempenha uma liderança religiosa no mundo religioso popular.

As figuras estudadas, dentro do cristianismo dos séculos XIX e XX, são consideradas vultos religiosos pelo povo da região, mas nem sempre foram bem vistas pela ortodoxia. Os beatos e beatas evocaram sentimentos morais para criar sociabilidade comunitária e acolhedora nos grotões do Nordeste e constituem um testemunho eloquente de hospitalidade que continua atraindo muitos romeiros. Ao mesmo tempo, agentes de pastoral animam as comunidades de base mais urbanas, grupos de estudo bíblico, convivência e ação comunitária, sinalizando um cristianismo que se renovou no seguimento místico e político de Jesus. Quais as continuidades e transformações nessas experiências de compromisso com os pobres por causa do evangelho cristão?

O curso, que buscará responder a essa pergunta, com participação de palestrantes convidados e ministrado pelo professor doutor Artur Peregrino, membro do nosso Observatório, será desenvolvido pela internet, nas terças-feiras às 20h, de 4 de maio a 15 de junho. As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser feitas através de cadastro por aqui. E, tendo em vista as próximas edições do curso, a gente já pode ir oferecendo sugestões para ampliação da lista de figuras ilustres das religiões no Nordeste!

Mais sobre o tema:

Cícero Romão encontra Helder Câmara

Estudo das Peregrinações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *