ESTUDO COMPARADO DAS PEREGRINAÇÕES

O Curso de Extensão “Peregrinos e Peregrinas na História Comparada das Religiões” é promovido pelo Instituto Humanitas UNICAP, pela Licenciatura e PPG em Ciências da Religião da UNICAP e pelo Bacharelado de Teologia da UNICAP, em parceria com o Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife. Tem como objetivo estudar comparativamente a experiência religiosa das peregrinações, buscando compreender as estratégias de ressignificação do sagrado em movimento nos diversos contextos culturais.

É o primeiro curso no Brasil sobre essa temática e com tal diversidade de enfoques, em caráter de extensão e totalmente virtual. Será desenvolvido de setembro a dezembro de 2020, às terças-feiras, das 20 às 22h, pela plataforma Google Meet (link disponibilizado aos inscritos). No total, serão 13 encontros sobre aspectos relacionados ao tema, tais como: Elementos antropológicos e históricos das peregrinações; A experiência religiosa e a sacralização do tempo e do espaço; Tipificação das peregrinações e dos peregrinos e peregrinas; Interpretação das peregrinações na teologia e nas ciências da religião; Peregrinos ilustres no Nordeste do Brasil: Ibiapina, Conselheiro, Zé Lourenço…

Ministrado pelo professor José Artur Tavares de Brito, “Artur Peregrino”, e com participação especial de peregrinas e peregrinos veteranos na estrada, o curso perfaz um total de 30 horas, conferindo certificado de extensão universitária. O ministrante do curso tem muito apreço pela sensibilidade espiritual de todos os crentes de cada religião e alimenta uma intensa confiança na força do diálogo inter-religioso como caminho para a fraternidade, a justiça e paz. O próprio curso é uma peregrinação, procurando oferecer um percurso de estudos e diálogos de forma leve e ágil, onde a pessoa inscrita deverá, apenas, atingir 75% de frequência online nas aulas virtuais previamente organizadas.

Cabe ainda frisar que o curso é totalmente gratuito e com vagas limitadas. Para fazer a inscrição, primeiro você deve se cadastrar colocando seu NOME, seu EMAIL e TELEFONE. Depois você faz a inscrição propriamente, botando o seu EMAIL e SENHA. Pronto, aí você já estará inscrit@. Os encontros começam na terça 22 de setembro: faça agora seu cadastro e inscrição por aqui.

2 comentários Adicione o seu