DIÁLOGO ENTRE CRISTÃOS E MUÇULMANOS

2 Amigos, por quê

Os muçulmanos devem ultrapassar o número de cristãos no mundo e muitos grupos fundamentalistas se apressam em dizer que iremos assistir e nos envolver cada vez mais em um confronto do Oriente islamizado com o Ocidente cristão. Se é verdade que o fundamentalismo muçulmano tem assassinado cristãos e os outros muçulmanos, os cristãos fundamentalistas também já mataram muita gente. Vários movimentos, de ambos os lados, têm se aproveitado do terrorismo travestido de religião para avivar a fé do seu “rebanho” – às custas e contra a tradição religiosa dos outros. Para desmistificar esse cenário e mostrar que existe, ao contrário, uma crescente rede de colaboração humanitária e diálogo inter-religioso em curso, também entre cristãos e muçulmanos, a Universidade Católica de Pernambuco, através do seu Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, em colaboração com o Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, recebe o Dr. Riccardo Burigana, que é diretor do Centro para o Ecumenismo na Itália e do Mestrado em Diálogo Inter-religioso do Instituto de Estudos Ecumênicos de Veneza, além de professor colaborador dos nossos mestrado e doutorado em estudos da religião.

BuriganaDe 18 a 21 de Maio, das 8h30 às 12h30, no Bloco G4 da UNICAP, então, o professor Burigana estará ministrando (com tradução do colega Luiz Carlos Luz Marques) um Seminário aberto e gratuito com o título “Amigos, por quê?! O diálogo cristão-islâmico a partir do Vaticano II” (mais informações na Coordenação do Programa, pelo telefone 81-2119-4022, com o professor Newton Cabral). Por certo, a declaração Nostra Aetate, sobre as religiões não-cristãs, do Concílio Vaticano II, promulgada em 1965, foi um passo fundamental na redefinição das relações entre a Igreja Católica e outras religiões. As afirmações com as quais o Islã é apresentado na declaração abriram uma nova era nas relações com o mundo islâmico, por parte da Igreja Católica. Graças, também, à criação de um organismo da Cúria Romana, por Paulo VI, o Secretariado de Diálogo com as Religiões, quando o Concílio Vaticano II ainda estava em pleno andamento, nascem uma série de iniciativas oficiais, com a clara intenção de repensar, de forma positiva e pró-ativa, o diálogo entre cristãos e muçulmanos.

Isso abriu uma etapa histórica particularmente animada nas relações inter-religiosas, na qual se somam, de uma parte, medidas tomadas por figuras individuais, bem antes da celebração do Concílio Vaticano II, e de outra instâncias do Movimento Ecumênico, que visavam criar oportunidades para o diálogo entre culturas e religiões que se combateram (e se “combatem”) em muitos lugares. Desses 50 anos de caminhada, em que é preciso lidar com as memórias históricas e com as contínuas mudanças geopolíticas, o Seminário na UNICAP fará uma síntese, capaz de destacar as etapas básicas, através da leitura de textos de uma série de papas que têm guiado e liderado o caminho do diálogo entre a Igreja Católica e o mundo islâmico, em uma tentativa, por vezes, bem-sucedida, para definir a agenda comum de projetos a serem propostos para as suas próprias comunidades e para a sociedade, a fim de superar preconceitos comuns.

Você é nosso convidado para essa revisão da história e mobilização em favor da busca pelas causas comuns entre as maiores religiões do planeta: sinta-se em casa na Universidade – lugar onde se cultiva, justamente, uma visão mais universal e relacional da realidade. As temáticas do Seminário, que interessa aos historiadores e estudiosos das religiões, aos animadores de comunidades religiosas e mediadores de questões religiosas no espaço público, como os professores de Ensino Religioso, são as seguintes:

• Da declaração Nostra Aetate do Concílio Vaticano II às iniciativas de Paulo VI (1963-1978) para o diálogo islâmico-cristão.
  • Juntos pela Paz: João Paulo II (1978-2005), os muçulmanos e a paz.
  • Patrimônios Culturais: Bento XVI (2005-2013), o mundo islâmico e as culturas.
  • Uma amizade fraterna: Papa Francisco (2013-) e a cultura do acolhimento.

Para saber mais:

Fundamentalismos e Esperanças

Dissertação sobre Diálogo Cristão-Muçulmano

Revista Voices sobre Diálogo com Islã

Islamismo em Retratos de Fé

Curso Entendendo o Islã

O Islã face aos desafios modernos

As origens do Islã

6 comentários Adicione o seu