CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E ENSINO RELIGIOSO

1 (4)

O XIII Seminário Nacional de Formação de Professores para o Ensino Religioso (Sefoper) ocorreu de 6 a 8 de novembro de 2014, na Fundação Cultural do Pará (CENTUR), em Belém. O evento é sempre promovido pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), desta vez em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio do Curso de Graduação em Ciências da Religião e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. O intuito foi reunir professores da educação básica, docentes de ensino superior e acadêmicos de graduação e pós-graduação, em torno do tema “Ensino Religioso, Ciências da(s) Religião(ões) e Direitos à Aprendizagem: pesquisas e práticas pedagógicas”.

No seminário foram disponibilizados 13 espaços pedagógicos destinados a apresentações cientificas sobre o Ensino Religioso e 8 Grupos de Trabalhos (GTs) totalizaram a divulgação de 70 comunicações orais e 30 pôsteres. O XIII Sefoper também foi palco para muitas apresentações culturais dos estudantes paraenses e para o lançamento de novos títulos relacionados à temática: Religiões no Brasil; Religiões afro: introdução, associação e políticas públicas; Enfoques religiosos e Ensino Religioso na escola pública (baixe por aqui o livro Diversidade religiosa e direitos humanos). Foram 3 dias de socialização de estudos e experiências relacionadas aos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento do Ensino Religioso no contexto da diversidade cultural e religiosa. Dias de reflexão sobre o Ensino Religioso enquanto aplicação do campo de conhecimento das Ciências da Religião – e aí a transdisciplinaridade é interface metodológica privilegiada.

O nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife colaborou através da participação de Wellcherline Lima, Mestre em Ciências da Religião pela UNICAP, que apresentou trabalhos nos GTs, e também pela contribuição do professor Gilbraz Aragão na Mesa de Debates “Pesquisa e formação de professores para o Ensino Religioso no Brasil: contribuições e interfaces entre as Ciências da(s) Religião(ões) e a Educação”, onde também falaram o Dr. Paulo Agostinho Nogueira (PUC Minas) e a Profa. Clarice Traversini (SEB/MEC). Além de boas recordações das pessoas e dos debates do Pará, estamos levando para a Universidade Católica de Pernambuco a missão de abrigar, em outubro de 2015, o VIII Congresso Nacional de Ensino Religioso (Conere). O encontro será ocasião propícia para podermos anunciar, certamente, a ampliação de Cursos no Programa de Pós em Ciências da Religião da UNICAP, além de uma Licenciatura EAD em Ciências da Religião pro Ensino Religioso. E a caravana segue, pelo direito a uma fé esclarecida…

.
Mais no blog: