EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, ESPAÇO DE ENCONTRO E TERRENO DE EMANCIPAÇÃO
CONTRIBUIÇÕES À PROMOÇÃO E EFETIVAÇÃO DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n39.p545-570Parole chiave:
Laicidade, Estado, Educação. Direitos HumanosAbstract
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DCNEDH, 2012) determinam aos Sistemas de Ensino o estudo da temática, abordando o currículo nas perspectivas disciplinar, transversal ou mista. Sendo assim, a prática pedagógica deve contemplar os princípios da interdisciplinaridade e da contextualização, por meio de múltiplas metodologias. Entende-se a Educação em Direitos Humanos (EDH) como complexo de práticas educativas, visando à formação do sujeito apto à luta por novos direitos e outras formas de inclusão social. Com este trabalho, objetiva-se identificar ações, projetos, conteúdos e metodologias imbrincadas na prática pedagógica que apresentem possibilidades de implementação das DCNEDH no Ensino Médio, em escolas da Rede Estadual de Pernambuco, nas suas interfaces com a afirmação, promoção e efetivação de uma educação laica. Para isso, buscamos explicar em que medida experiências escolares contribuem para a afirmação e efetivação da cultura dos direitos humanos e, em especial, na promoção de uma escola laica. Para tanto, procede-se à análise de documentos e à realização de entrevistas semiestruturadas, para identificar núcleos de sentidos em diferentes formações discursivas, com a pretensão de compreender como esses discursos potencializam a prática pedagógica na perspectiva de afirmação e efetivação do Estado laico.
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ENTREVISTADO 3. Educação em Direitos humanos, espaço de encontro e terreno de emancipação: Contribuições à promoção e efetivação da laicidade na educação. Evanilson Alves de Sá. Recife. 06 de junho de 2025.
ENTREVISTADO 4. Educação em Direitos humanos, espaço de encontro e terreno de emancipação: Contribuições à promoção e efetivação da laicidade na educação. Evanilson Alves de Sá. Recife. 06 de junho de 2025.
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