EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, ESPAÇO DE ENCONTRO E TERRENO DE EMANCIPAÇÃO

CONTRIBUIÇÕES À PROMOÇÃO E EFETIVAÇÃO DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO

Autori

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n39.p545-570

Parole chiave:

Laicidade, Estado, Educação. Direitos Humanos

Abstract

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DCNEDH, 2012) determinam aos Sistemas de Ensino o estudo da temática, abordando o currículo nas perspectivas disciplinar, transversal ou mista. Sendo assim, a prática pedagógica deve contemplar os princípios da interdisciplinaridade e da contextualização, por meio de múltiplas metodologias. Entende-se a Educação em Direitos Humanos (EDH) como complexo de práticas educativas, visando à formação do sujeito apto à luta por novos direitos e outras formas de inclusão social. Com este trabalho, objetiva-se identificar ações, projetos, conteúdos e metodologias imbrincadas na prática pedagógica que apresentem possibilidades de implementação das DCNEDH no Ensino Médio, em escolas da Rede Estadual de Pernambuco, nas suas interfaces com a afirmação, promoção e efetivação de uma educação laica. Para isso, buscamos explicar em que medida experiências escolares contribuem para a afirmação e efetivação da cultura dos direitos humanos e, em especial, na promoção de uma escola laica. Para tanto, procede-se à análise de documentos e à realização de entrevistas semiestruturadas, para identificar núcleos de sentidos em diferentes formações discursivas, com a pretensão de compreender como esses discursos potencializam a prática pedagógica na perspectiva de afirmação e efetivação do Estado laico. 

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Biografie autore

  • Evanilson Alves de Sá, Universidade de Pernambuco, UPE, Recife / Brasil

    Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Bolsista CNPq/CAPES. Estágio pós doutoral em História na Universidade de Pernambuco - UPE (2025). Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Advogado: OAB/PE n 18.411. E-mail: evanilsonadv@gmail.com.

  • Carlos André Silva de Moura, Universidade de Pernambuco, UPE, Recife / Brasil

    Doutor em História na UNICAMP. Estágio pós doutoral em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio como Investigador Visitante Sênior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL). Professor Associado / Livre-docente do Curso de História da Universidade de Pernambuco (Campus Mata Norte). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: carlos.andre@upe.br.

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ENTREVISTADO 1. Educação em Direitos humanos, espaço de encontro e terreno de emancipação: Contribuições à promoção e efetivação da laicidade na educação. Evanilson Alves de Sá. Recife. 06 de junho de 2025.

ENTREVISTADO 2. Educação em Direitos humanos, espaço de encontro e terreno de emancipação: Contribuições à promoção e efetivação da laicidade na educação. Evanilson Alves de Sá. Recife. 06 de junho de 2025.

ENTREVISTADO 3. Educação em Direitos humanos, espaço de encontro e terreno de emancipação: Contribuições à promoção e efetivação da laicidade na educação. Evanilson Alves de Sá. Recife. 06 de junho de 2025.

ENTREVISTADO 4. Educação em Direitos humanos, espaço de encontro e terreno de emancipação: Contribuições à promoção e efetivação da laicidade na educação. Evanilson Alves de Sá. Recife. 06 de junho de 2025.

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Pubblicato

2025-12-23

Come citare

ALVES DE SÁ, Evanilson; SILVA DE MOURA, Carlos André. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, ESPAÇO DE ENCONTRO E TERRENO DE EMANCIPAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES À PROMOÇÃO E EFETIVAÇÃO DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO. PARALELLUS Rivista di studi religiosi - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 16, n. 39, p. 545–570, 2025. DOI: 10.25247/paralellus.2025.v16n39.p545-570. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/3496.. Acesso em: 28 dec. 2025.

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