Menschenrechtsbildung, ein Raum der Begegnung und ein Nährboden für Emanzipation: Beiträge zur Förderung und Umsetzung des Säkularismus in der Bildung
CONTRIBUIÇÕES À PROMOÇÃO E EFETIVAÇÃO DA LAICIDADE NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n39.p545-570Schlagwörter:
Weltlicher Status; Direitos Humanos; AusbildungAbstract
Die nationalen Lehrplanrichtlinien für Menschenrechtsbildung (DCNEDH, 2012) verpflichten Bildungseinrichtungen, dieses Thema zu behandeln und den Lehrplan aus disziplinärer, transversaler oder gemischter Perspektive zu betrachten. Daher sollte die pädagogische Praxis die Prinzipien der Interdisziplinarität und Kontextualisierung durch vielfältige Methoden einbeziehen. Menschenrechtsbildung wird als ein Komplex von Bildungspraktiken verstanden, die darauf abzielen, Individuen zu formen, die für neue Rechte und andere Formen sozialer Inklusion eintreten können. Diese Arbeit zielt darauf ab, Maßnahmen, Projekte, Inhalte und Methoden zu identifizieren, die in der pädagogischen Praxis verankert sind und Möglichkeiten zur Umsetzung der DCNEDH im Sekundarbereich an Schulen des Schulnetzwerks des Bundesstaates Pernambuco in ihren Schnittstellen mit der Bestätigung, Förderung und Verwirklichung säkularer Bildung bieten. Zu diesem Zweck soll erläutert werden, inwieweit schulische Erfahrungen zur Bestätigung und Verwirklichung einer Menschenrechtskultur und insbesondere zur Förderung einer säkularen Schule beitragen. Zu diesem Zweck werden Dokumente analysiert und halbstrukturierte Interviews durchgeführt, um die Kernbedeutungen in verschiedenen diskursiven Formationen zu ermitteln. Ziel ist es, zu verstehen, wie diese Diskurse die pädagogische Praxis aus der Perspektive der Bestätigung und Umsetzung des säkularen Staates verbessern.
Downloads
Literaturhinweise
ANDRADE JÚNIOR, P. M.; JUNQUIERA, S.; SENA, E. Ensino Religioso confessional e escola pública: a Igreja Católica contra-ataca. PLURA – Revista de Estudos de Religião, 2024. Disponível em: Ensino Religioso Confessional e Escola Pública: a Igreja Católica contra-ataca | PLURA, Revista de Estudos de Religião / PLURA, Journal for the Study of Religion. Acesso em: 3 de nov. 2024.
BARRETO, Carlos Osmar. Tipologias e teoria organizacional. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, jan./mar., 1981.
BLANCARTE, R., et al. Editorial: As encruzilhadas da laicidade na américa latina. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 2018.
BOBBIO, N. A era dos direitos. RJ: Elsevier, 2004.
Buber, M. Eu e tu. São Paulo: Centauro, 2001.
CANDAU, V. M. Educação intercultural e práticas pedagógicas. Rio de Janeiro: GECEC, 2013. Documento de trabalho.
CATROGA, F. Entre deuses e césares: secularização, laicidade e religião. Coimbra: Editora Almeida, 2010.
DALLARI, D. A. Direitos humanos e cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011.
FERREIRA, A. Poemas: Catimbó, Cana Caiana, Recife: Xenhenhém, 1927.
FLORES, J. H. A (in) reinvenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.
ENTREVISTADO 1. Educação em Direitos humanos, espaço de encontro e terreno de emancipação: Contribuições à promoção e efetivação da laicidade na educação. Evanilson Alves de Sá. Recife. 06 de junho de 2025.
ENTREVISTADO 2. Educação em Direitos humanos, espaço de encontro e terreno de emancipação: Contribuições à promoção e efetivação da laicidade na educação. Evanilson Alves de Sá. Recife. 06 de junho de 2025.
ENTREVISTADO 3. Educação em Direitos humanos, espaço de encontro e terreno de emancipação: Contribuições à promoção e efetivação da laicidade na educação. Evanilson Alves de Sá. Recife. 06 de junho de 2025.
ENTREVISTADO 4. Educação em Direitos humanos, espaço de encontro e terreno de emancipação: Contribuições à promoção e efetivação da laicidade na educação. Evanilson Alves de Sá. Recife. 06 de junho de 2025.
FRASER, N. Reconhecimento sem ética? Lua Nova, São Paulo, p. 101-138, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
LÉVINAS, E. Entre nós: Ensaios sobre a alteridade. São Paulo: Cortez, 2010.
MIGNOLO, D. W. Novas reflexões sobre a “ideia da América Latina”: a direita, a esquerda e a opção descolonial. Caderno CRH, Salvador, v. 21, n. 53, p. 239-252, maio/ago. 2008. Disponível em: SciELO Brasi. Acesso em: 9 nov. 2025.
Moura, C. A. S. Ensino Religioso: diálogos para o (re)conhecimento e valorização da diversidade e da diferença. Recife: Secretaria de Educação e Esportes, 2024.
MOURA, C. A. S.; PEREIRA, J. G. A. Ensino de História e Religiões: compatibilidades e coexistências. In: Moura, Carlos André Silva de; Oliveira, Gustavo de Souza; Uzub, J. R. C. F.; SANTOS, M. R. (Org.). Ensino de História e Religiões: laicidade e coexistências. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2024.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. ONU-AG., 1948. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2025.
PANIKKAR, R. Diálogo indispensável: paz entre as religiões. Portugal: Zéfiro, 2007.
RANQUETAT JÚNIOR, C. A. Laicidade à brasileira: estudo sobre a controvérsia em torno da presença de símbolos religiosos em espaços públicos. Jundiaí: Paco Editora, 2016.
SACAVINO, S. Os desafios da educação em direitos humanos no fortalecimento da democracia. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 10, n. 2, p. 85-107, jul./dez. 2022. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh /article/view/169. Acesso em: 7 out. 2024.
SANTOS, B. S. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. Revista Crítica de Ciências Sociais. n. 48, 1997, p.11-32.
SCHILLING, F. Educação em Direitos Humanos: percepções sobre a escola justa. São Paulo: Cortez, 2024.
SILVA, L. G. T. Laicidade do Estado: dimensões analítico conceituais e suas estruturas normativas de funcionamento. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 21, n. 51, maio-ago. 2019, p. 278-304.
SILVEIRA, J. C.; NASCIMENTO, S. L.; ZALEMBESSA, S. A. Colonialidade e decolonialidade na crítica ao racismo e às violações: para refletir sobre os desafios educação em direitos humanos. Educar em Revista, [S. l.], v. 37, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71306. Acesso em: 25 nov. 2025.
SOUZA, J. F. E a educação popular: Quê?? Uma pedagogia para fundamentar a educação, inclusive escolar, necessária ao povo brasileiro. Recife: Bagaço, 2007.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Evanilson Alves de Sá, Carlos André Silva de Moura

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).
















