O CRISTO DA ENCRUZILHADA

APROXIMAÇÃO ENTRE O CANDOMBLÉ E O CRISTIANISMO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n38.p221-228

Palabras clave:

Cristianismo, Candomblé , Diálogo

Resumen

Em um contexto marcado pela intolerância e pelo racismo religioso, a obra resenhada propõe o diálogo inter-religioso como caminho para a superação das dicotomias históricas entre religiões afro-brasileiras e o cristianismo. O livro apresenta a troca respeitosa e fraterna entre o pastor metodista Cláudio Ribeiro e o sacerdote do candomblé jeje-nagô João Tokunbó Carneiro, evidenciando as convergências entre suas espiritualidades. Apesar da densidade teológica, o texto se mantém acessível e fluido. Temas como fé, ética, comunidade, espiritualidade e alteridade são abordados com profundidade, revelando que o amor e a solidariedade são princípios comuns às duas tradições. O livro estrutura-se em capítulos que giram em torno do “encontro” — com a fé, o outro, consigo mesmo, com a natureza e com a história — sempre enfatizando a importância da escuta, do respeito mútuo e da pluralidade. A resenha destaca que tanto a tradição cristã quanto o candomblé valorizam a memória, a ancestralidade, a partilha e o cuidado com o outro e com a natureza. Ao reconhecer o outro como legítimo em sua diferença, os autores demonstram que é possível romper com a lógica da competição religiosa e construir uma teologia do amor, da comunhão e da convivência plural.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Pascoal Mantovani, Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, SP / BRASIL

    Doutor em Educação pela UMESP. Mestre em Ciências da Religião, Graduado em Teologia, Filosofia, História e Pedagogia; pós graduado em Gestão Escolar. Docente nas áreas de Filosofia Moderna e Contemporânea, Epistemologia (com ênfase na perspectiva decolonial), Filosofia da Educação e Ciências Humanas. Coordena o Grupo de Estudos DOMAINES: Foucault em perspectiva. E-mail: prof.pascoalmantovani@gmail.com.

Referencias

RIBEIRO, Claudio; CARNEIRO, João Tokunbó. Orixás e Fé Cristã. Candomblé e Cristianismo: um diálogo Possível?

Porto Alegre: Legião Publicações, 2025.

Publicado

2025-11-11

Cómo citar

MANTOVANI, José Pascoal. O CRISTO DA ENCRUZILHADA: APROXIMAÇÃO ENTRE O CANDOMBLÉ E O CRISTIANISMO. PARALELLUS Revista de Estudios de Religión - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 16, n. 38, p. 221–228, 2025. DOI: 10.25247/paralellus.2025.v16n38.p221-228. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/3286.. Acesso em: 5 dec. 2025.

Artículos similares

1-10 de 160

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.