DOSSIÊ - RELIGIÃO E POLÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2022.v13n32.p003-007

Palavras-chave:

Ciências da Religião, História, Filosofia, Teologia, Antropologia, Sociologia

Resumo

A relação entre religião e política, sobretudo no Brasil, está cada vez mais presente em nosso cotidiano. A cada eleição percebemos maior número de candidatos ao poder legislativo que aciona a identidade religiosa para tentar se eleger. No campo do poder executivo não é diferente. Atuais mandatários ou postulantes ao cargo acionam valores religiosos para conseguir apoio político e voto para sucesso da sua eleição ou reeleição, com disputas que buscam legitimar propostas civis a partir de discussões eclesiásticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos André Silva de Moura, Universidade de Pernambuco (UPE, Campus Mata Norte).

    Professor Associado / Livre-docente do Curso de História da Universidade de Pernambuco (UPE, Campus Mata Norte). Docente do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e do Programa de Pós-graduação em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas. Pós-doutor e Doutor em História na UNICAMP.

  • Drance Elias da Silva, Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP, Brasil

    Possui Doutorado (2006) e Mestrado (2000) em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharelado em Filosofia (1989) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Bacharelado em Teologia (1989) pelo Instituto de Teologia do Recife (ITER). Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco - Mestrado em Ciências da Religião e do Bacharelado em Teologia. Tem experiência na área de Sociologia da Religião e Teologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria da dádiva, Sociologia da Religião, Sociologia do dinheiro e sua relação com a Religião, Religião e Mudança Social. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Religiões, Identidades e Diálogos. Editor da Revista Teologia e Ciências da Religião da UNICAP.

  • Marcos Vinicius de Freitas Reis, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

    Docente do Curso de Mestrado Acadêmico em História Social da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente do Mestrado Profissional em História da Universidade do Estado do Maranhão (UEMA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutor em Estudos de Fronteira pela UNIFAP. Pós-Doutor em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Referências

BENATTE, Antonio Paulo. A História Cultural das Religiões: contribuições a um debate historiográfico. In. ALMEIDA, Néri de Barros; SILVA, Eliane Moura da. (Org’s). Missão e Pregação: a comunicação religiosa entre a História da Igreja e a História das Religiões. São Paulo: FAP-UNIFESP, 2014.

COUTROT, Aline. Religião e Política. In. RÉMOND, René (Org.). Por Uma História Política. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

MOURA, Carlos André Silva de. Política e Religiões no Ensino de História: diálogos culturais na contemporaneidade. In. MOURA, Carlos André Silva de; UZUN, Júlia Rany Campos. (Org.). História, Religiões e Educação: espaços do político. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2021.

MOURA, Carlos André Silva de; UZUN, Júlia Rany Campos. Religiões, Laicidade e Ensino de História: diálogos culturais para o trabalho em sala de aula. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados de História, São Paulo, v. 67, p. 285-314, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/48236

SILVA, Eliane Moura da. Religião: da fenomenologia à História. In. SILVA, Eliane Moura da; BELLOTTI, Karina Kosicki; CAMPOS, Leonildo Silveira (Org.). Religião e Sociedade na América Latina. São Bernardo do Campo: Editora Umesp, 2010.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Como Citar

SILVA DE MOURA, Carlos André; DA SILVA, Drance Elias; REIS, Marcos Vinicius de Freitas. DOSSIÊ - RELIGIÃO E POLÍTICA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 13, n. 32, p. 003–007, 2022. DOI: 10.25247/paralellus.2022.v13n32.p003-007. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2231.. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 474

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)