QUESTÕES SOBRE LIBERDADE RELIGIOSA A PARTIR DA DECLARAÇÃO CONCILIAR DIGNITATIS HUMANAE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n20.p121-142

Palavras-chave:

Dignitatis humanae, liberdade religiosa, pluralidade religiosa, Estado democrático

Resumo

Ao estabelecer o tema da liberdade religiosa, o Concílio Vaticano II possibilita o erigir de uma nova e positiva consciência do fenômeno do pluralismo religioso como questão teológica. A permanência da religião na contemporaneidade, nos moldes do pluralismo religioso, faz com que seja imprescindível promover o diálogo entre as distintas tradições religiosas e entre as religiões e a realidade secular. Deste modo, objetiva-se apresentar panoramicamente o histórico da teologia das religiões e a elaboração de uma teologia do pluralismo religioso que se configure como teologia hermenêutica inter-religiosa. Estabelece-se que a resposta política adequada ao fenômeno do pluralismo religioso é o direito à liberdade de consciência e religião tutelada pelo Estado liberal. A neutralidade do Estado democrático e laico é promotor de uma “correlação polifônica”, que envolve as tradições religiosas e a razão secular, possibilitando a perspectiva de mútua reordenação destas forças, contribuindo para a constituição do Estado democrático ao considerar o valor da colaboração das diversas tradições religiosas no debate público. Para tanto, tomou-se a obra Dialética da secularização, que coloca em diálogo J. Habermas e J. Ratzinger, para explorar o princípio de neutralidade do Estado laico e a tutela do diálogo entre as distintas tradições religiosas entre si e com o âmbito secular, e a obra de C. Geffré, De Babel a Pentecostes, para o desenvolvimento de uma nova teologia do pluralismo religioso. Deste modo, o texto contribui para a consciência da inserção da linguagem religiosa no debate público e a complementaridade  entre religião e racionalidade secular.

Enviado: 29-12-2017 - Aprovado e publicado: 11-2018

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Doutor em Teologia e Pós-doutor em Filosofia. É docente-pesquisador do corpo permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião e também leciona nos cursos de graduação em Teologia e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP). É membro da SOTER e avaliador do MEC-INEP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6264934038329902. E-mail: p_aselogo@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1933-5882.
  • Alexandre Boratti Favretto, Pontificia Università Gregoriana
    Doutorando em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana. Mestre em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0575913693505020. E-mail: oalebf@yahoo.com.br.

Referências

GEFFRÉ, Claude. De Babel a Pentecostes: ensaios de uma teologia inter-religiosa. Tradução de Margarida Maria Cichelli Oliva. São Paulo: Paulus, 2013.

HABERMAS, Jurgen. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.

HABERMAS, Jurgen; RATZINGER, Joseph. Dialética da secularização: sobre razão e religião. Organização de Florian Schuller; tradução de Alfred J. Keller. Aparecida: Ideias e Letras, 2007.

KNITTER, Paul F. Introdução às Teologias das Religiões. Tradução de Luiz Fernando Gonçalves Pereira. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2008. (Coleção Kairós).

LATOURELLE, René; O’COLLINS, Gerald (org). Problemas e Perspectivas de Teologia Fundamental. Tradução de Orlando Soares Moreira. São Paulo: Loyola, 1993.

LIBÂNIO, J. B. Eu creio nós cremos. São Paulo: Loyola, 2004.

Downloads

Publicado

2018-11-03

Edição

Seção

02 INTER-RELAÇÕES

Como Citar

LOPES GONÇALVES, Paulo Sérgio; BORATTI FAVRETTO, Alexandre. QUESTÕES SOBRE LIBERDADE RELIGIOSA A PARTIR DA DECLARAÇÃO CONCILIAR DIGNITATIS HUMANAE. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 9, n. 20, p. 121–142, 2018. DOI: 10.25247/paralellus.2018.v9n20.p121-142. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1124.. Acesso em: 2 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 153

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.