Educação patrimonial e processos educativos: referências culturais como espaços de ensino-aprendizagem na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p47-59

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Referências Culturais, Patrimônio Histórico e Cultural.

Resumo

O artigo apresenta os resultados do projeto de extensão universitária Educação Patrimonial: Cultura, Memória e Patrimônio com foco nas atividades realizadas no ano de 2016. Esse pro-jeto, vinculado ao curso de Licenciatura em História da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, tem como finalidade promover ações de educação patrimonial no âmbito dos ensi-nos médio e fundamental, utilizando situações de aprendizagem que contemplem a valoriza-ção da memória e do patrimônio cultural existentes nos espaços de vida dos alunos. Nos tra-balhos realizados com alunos da Escola Básica Elias Adaime, as atividades originaram o in-ventário de oito referências culturais existentes no bairro Cidade Nova (Itajaí-SC), organiza-das na forma de uma exposição e um dossiê. Os resultados observados apontam que essas atividades colaboram com o desenvolvimento da capacidade de valorização, preservação e difusão da memória e dos bens culturais, tanto de alunos como das comunidades existentes no entorno da escola atendida pelo projeto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato Riffel, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
    Mestre em História (PPGH/UDESC) e Especialista em Moda (CEART/UDESC), desenvolve pesquisas sobre história da moda e masculinidades, atuando também na área de patrimônio histórico e cultural. Atualmente é professor da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí e do SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/SC. Coordena a Modateca da UNIVALI, onde desenvolve pesquisas e atividades relacionadas a conservação e salvaguarda de artigos de moda. Coordena os projetos de extensão universitária Atelier Solidário e Educação Patrimonial na UNIVALI. Tem experiência na área de Moda e História, atuando principalmente nos seguintes temas: história da moda, moda e gênero, moda e patrimônio e educação patrimonial.

Publicado

2017-11-10

Como Citar

RIFFEL, Renato. Educação patrimonial e processos educativos: referências culturais como espaços de ensino-aprendizagem na educação básica. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 4, n. 7, p. 47–59, 2017. DOI: 10.25247/hu.2017.v4n7.p47-59. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/968.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Similares

11-20 de 130

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.