Educação patrimonial e processos educativos: referências culturais como espaços de ensino-aprendizagem na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p47-59Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Referências Culturais, Patrimônio Histórico e Cultural.Resumo
O artigo apresenta os resultados do projeto de extensão universitária Educação Patrimonial: Cultura, Memória e Patrimônio com foco nas atividades realizadas no ano de 2016. Esse pro-jeto, vinculado ao curso de Licenciatura em História da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, tem como finalidade promover ações de educação patrimonial no âmbito dos ensi-nos médio e fundamental, utilizando situações de aprendizagem que contemplem a valoriza-ção da memória e do patrimônio cultural existentes nos espaços de vida dos alunos. Nos tra-balhos realizados com alunos da Escola Básica Elias Adaime, as atividades originaram o in-ventário de oito referências culturais existentes no bairro Cidade Nova (Itajaí-SC), organiza-das na forma de uma exposição e um dossiê. Os resultados observados apontam que essas atividades colaboram com o desenvolvimento da capacidade de valorização, preservação e difusão da memória e dos bens culturais, tanto de alunos como das comunidades existentes no entorno da escola atendida pelo projeto.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
- Figura 1: Equipe de trabalho da Escola Básica Elias Adaime.
- Figura 2: Oficinas sobre conceitos chave de Educação Patrimonial e primeiros bens culturais inventariados pelos alunos.
- Figura 3: Pesquisas de campo serviram de base para elaboração das fichas dos bens culturais.
- Figura 4: Alunos desenham e pintam sua interpretação dos bens culturais pesquisados sobre fotografias feitas pela aluna do curso de fotografia da UNIVALI, Ana Crespi.
- Figura 5: Evento do socialização na Escola Básica Elias Adaime com exposição e os dossiês dos bens inventariados
- Figura 6: Equipe de trabalho do CAU – Colégio de Aplicação UNIVALI (Balneário Camboriú-SC).
- Figura 7: Análise dos álbuns de família dos alunos do CAU (Balneário Camboriú-SC)
- Figura 8: Abertura e convite da exposição de fotografias de álbuns de família dos alunos do CAU.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.