MEMÓRIAS DE NORMALISTAS SOBRE O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL

ASPECTOS DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2023.v10n20.p199-219

Palavras-chave:

Memória, Normalistas, Feminização, Educação Física

Resumo

O presente texto objetiva analisar as práticas escolares da disciplina de Educação Física realizadas no Curso de Magistério do Instituto de Educação Assis Brasil (Pelotas, Rio Grande do Sul), durante o período da ditadura civil-militar no Brasil, por meio das memórias de professoras e de alunas normalistas dessa instituição. Por se tratar de uma pesquisa envolvendo memórias de mulheres – alunas e professoras –, este trabalho se baseia em pesquisas acerca da feminização, utilizando autores como Almeida (1998), Chamon (2006), Del Priore (2014), Louro (2014), Tambara (1998) e Vidal e Carvalho (2001), que discutem essa categoria de estudo. Os achados indicam que as memórias das normalistas acerca da disciplina da Educação Física evidenciam a existência de práticas corporais de controle das alunas naquele contexto.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

    Atualmente atua profissionalmente como Professora Efetiva da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação- Faculdade da Educação e como pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Educação da mesma unidade, coordenando a Linha de Pesquisa 1- Filosofia e História da Educação; Vice diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (2019-2020). É parecerista ad hoc de várias revistas no campo da história da educação, da história e da religião. Editora da Revista História da Educação (RHE), qualis A1 na área da História da Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Hisória/UFPEL.

  • Tania Nair Alvares Teixeira, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE / FaE / UFPel). É membro do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE). Possui mestrado (2018) e especialização (2004) em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS LIVRE

Como Citar

WEIDUSCHADT, Patrícia; ALVARES TEIXEIRA, Tania Nair. MEMÓRIAS DE NORMALISTAS SOBRE O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL: ASPECTOS DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 10, n. 20, p. 199–219, 2023. DOI: 10.25247/hu.2023.v10n20.p199-219. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/2396.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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