Instituições escolares e imigração na região colonial de Pelotas/RS (1928 - 1953)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2015.v2n4.pp.%20170-185Palavras-chave:
Instituições educativas, imigração, escolas étnicas, acervos escolares.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir e problematizar duas instituições es-colares situadas na zona colonial do município de Pelotas do Estado do Rio Grande do Sul, a sa-ber, Escola Barão do Triunfo e Escola Garibaldi, apresentando as semelhanças e diferenças no processo de constituição da formação histórica dessas escolas e os aspectos relacionados com a cultura escolar (JULIA, 2001). A primeira situada numa área de colonização pomerana/alemã e a segunda localizada entre descendentes de imigrantes italianos. Dessa forma o estudo traz uma breve discussão acerca da colonização nessa região. A pesquisa se apoia na perspectiva teórica da história cultural (PESAVENTO, 2004) e faz uso das fontes da escrituração escolar e também de fontes orais. Num primeiro momento discute-se acerca da preservação de acervos escolares; na sequência abordamos as duas escolas pesquisadas apontando as problematizações dos documen-tos analisados, demarcando as similitudes e diferenciações da formação desses espaços educati-vos. O que podemos depreender das semelhanças é o pertencimento das escolas ao grupo comu-nitário que as sustentaram, tendo forte participação da esfera familiar e religiosa, mesmo uma delas sendo particular e de orientação luterana e a outra pública formada por uma comunidade católica. Como foram escolas étnicas sofreram a política de fiscalização do Estado Novo. As di-ferenciações são observadas no cuidado com os seus acervos, a escola privada ligada a comuni-dade religiosa não teve interesse na salvaguarda dos documentos ao contrário da escola pública que até hoje mantêm os acervos na escola atual e é valorizado pela comunidade.
Abstract:
This work aims to discuss and problematize two schools located at the colonial zone of Pelotas, Rio Grande do Sul State: Barão do Triunfo School and Garibaldi School, presenting similarities and differences in the constitution of the historical formation of those schools and the features related with school culture (JULIA, 2001). The first one is located in a Pomeranian/ Germany colonial area and the second one, placed among descendants from Italian immigrants. Through this, the study brings a brief discussion around the colonization of that region. The research feeds itself from the theoretical point of view of the Historical Culture (PESAVENTO, 2004) and uses sources from the bookkeeping school and oral sources. First, we discuss the preservation of school collections; then, we address the two schools researched noting the problematizing of the analyzed documents, drawing the similarities and differences in the formation of those educational spaces. What we can understand from the similarities is that both schools belong to the community who maintains them, being strongly influenced by the family and religious spheres, even if one of them is a private school of Lutheran tendency, while the other is built by a catholic community. Since both were ethnical schools, they endured overview by the New State policy. The differences are in how they handle their collections: the private school, linked to the religious community, had no interest in the conservation of its documents; the public school, on the contrary, sustains its collection to this day and the community appreciates it.
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