Acervos étnicos: preservando a história da imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul

Autores

  • Patrícia Weiduschadt Universidade Federal de Pelotas
  • Renata Brião de Castro Universidade Federal de Pelotas-Programa de pós graduação em Educação
  • Vanessa Barrozo Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2019.v6n11.p118-130

Palavras-chave:

Imigração alemã, imigração italiana, instituições de memória.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a preservação de documentos relacionados à imigração italiana e ale- mã. Assim, abordam-se duas instituições de salvaguarda de acervos arquivísticos. Para isso, utiliza-se a teoria sobre arquivos, acervos e espaços de memória. Considera-se que a preservação de documentos, nesses espaços contribui para compreender aspectos histórico-culturais dos grupos étnicos. Os acervos pesquisados são o Instituto Histórico da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, ambos situados na capital do estado, Porto Alegre. No primeiro, foram pesquisadas revistas e materiais editados pela própria instituição. O foco recaiu em aspectos da escolarização orientada pela igreja luterana. No segundo arquivo, foram consultados documentos referentes à imigração italiana, sobretudo no município de Pelotas (RS). Esses documentos auxiliam a compreender a imigração italiana no Rio Grande do Sul e fornecem um contexto importante para pensar as instituições educativas organizadas e mantidas pelo grupo étnico dos italianos.


 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas
    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos- Unisinos (2012) e atua profissionalmente como Professora Efetiva da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação- Faculdade da Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, pomeranos, luteranismo, identidade, memória, Sínodo de Missouri, escola, educação e acervos e instituições escolares.
  • Renata Brião de Castro, Universidade Federal de Pelotas-Programa de pós graduação em Educação
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel), linha de pesquisa: filosofia e história da educação. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - 2017. Durante esse período foi bolsista CAPES. Possui graduação em Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas - 2014. Membro do grupo de pesquisa : Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE). Atua principalmente nos seguintes temas: história da educação, imigração italiana e escolarização, acervos, memória, museu de colônia, educação para o patrimônio, centros de documentação
  • Vanessa Barrozo Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
    Professora do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Doutorado (2017) e Mestrado (2013) em Educação, com ênfase em História da Educação e Graduação em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), da FaE/UFPel, do Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio (GEMMUS/UFRGS) e da Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE). Tem experiência na área de Museologia e História da Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Cultura material escolar, Expografia, Comunicação Museológica e Preservação de acervos escolares. Possui registro profissional de Museóloga pelo COREM (Conselho Regional de Museologia) da 3ª Região.

Referências

ACTON, Enrico. La città di Pelotas. Roma: Ministero Degli Affari Esteri, 1889.

ALDABALDE, Taiguara Villela; GRIGOLETO, Maira Cristina. O traço da distinção: discutindo entendimentos sobre arquivos e memória. Revista Resgate, Campinas, v. 24, n. 2, p. 7-26, 2016. Disponível em:

http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8647862>. Acesso em: 10 mar. 2017.

ANJOS, Marcos Hallal dos. Estrangeiros e Modernização: a cidade de Pelotas no último quartel do Século XIX. Pelotas: Ed. Universitária/ UFPel, 2000.

AZEVEDO, Thales de. Italianos e gaúchos: os anos pioneiros da colonização italiana no Rio Grande do Sul. 2. ed. Rio de Janeiro: Cátedra, 1982.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Patrimônio documental e ação educativa nos arquivos. Ciências e Letras, Porto Alegre, n. 27, p. 151-166, 2000.

BONTEMPO, Carla Gabriela Cavini. Preferem-se estrangeiros: os trabalhadores estrangeiros em Pelotas. História em revista: núcleo de documentação histórica da UFPel, Pelotas, n. 13, p. 179-200, 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2015.

BRASIL. Lei de Arquivos, no 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/L8159.htm> acesso em 06 de abril de 2014

CANDAU, Joel. Memória e Identidade. 1.ed. 1.reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

CASTRO, Denise Zullo. A história do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. In: SPINELLI, Tenisa (org). Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul: história, publicações e legislação. Porto Alegre: EST Edições, 2005.

CASTRO, Renata Brião de. A Escola Garibaldi e o professor José Rodeghiero na Colônia Maciel – Pelotas (RS) (1928 – 1950): grupo local e etnia. 2017. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2017.

CASTRO, Renata Brião de. Centro de documentação, documentos, patrimônio: ações educativas voltadas para o patrimônio documental: o caso do CEDOC - Pelotas/RS. 2014. 73 f. Monografia (trabalho de conclusão de curso em Museologia). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

CENNI, Franco. Italianos no Brasil: “Andiamo in’Merica”. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

FELGUEIRAS, Margarida Louro. Herança educativa e museus: reflexões em torno das práticas de investigação, preservação e divulgação histórica. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, v. 11, n. 1 , p. 67-92, jan./abr. 2011. Disponível em:< http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/viewFile/16/59>. Acesso em: 12 de jun. 2017.

FRATINI, Renata. Educação patrimonial em arquivos. Histórica: Revista Eletrônica do Arquivo Público do Esta- do de São Paulo, São Paulo, nº 34, 2009, Disponível em: < coralx.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php? codArquivo=4501> acesso em: 29 mar. 2014.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

KREUTZ, Lúcio. Escolas étnicas no Brasil e a formação do estado nacional: a nacionalização compulsória das es- colas dos imigrantes (1937-1945). Poiésis-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 3, n. 5, p. 71- 84, 2010.

KUHN, Malcus Cassiano. O Ensino da Matemática nas Escolas Luteranas no Rio Grande do Sul durante a pri- meira metade do século XX. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática)- Universidade Luterana do Brasil/ULBRA, Canoas/RS, 2015.

LE GOFF. História e Memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.

LUCHESE, Terciane Ângela. O processo escolar entre imigrantes na região colonial italiana do Rio Grande do Sul, 1875 a 1930: leggere, scrivere e calcolare per essere alcuno nella vita. 2007. 495f. Tese (Doutorado em Edu- cação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.

MANFRÓI, Olívio. A colonização italiana no Rio Grande do Sul: implicações econômicas, políticas e culturais. Porto Alegre: Grafosul, IEL/DAC/SEC, 1975.

MANFRÓI, Olívio. A colonização italiana no Rio Grande do Sul: implicações econômicas, políticas e culturais. Porto Alegre: Grafosul, IEL/DAC/SEC, 1975.

MARLOW, Sérgio Luiz. Nacionalismo e Igreja: a Igreja Luterana – Sínodo Missouri – nos “porões” do Estado Novo. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Memória e Cultura Material: documentos Pessoais no Espaço Público. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 89-103, 1998. Disponível em:< http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/ index.php/reh/article/view%20File/2067/1206>. Acesso em: 12 de jun. 2017.

NORA, Pierre. ENTRE MEMÓRIA E HISTÓRIA: A problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo: PUC, 1993. p. 07-28. Disponível em: <http://www.pucsp.br/projetohistoria/downloads/revista/ PHistoria10.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2014.

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

PEIXOTO, Luciana. Memória da imigração italiana em Pelotas / RS - Colônia Maciel: lembranças, imagens e coisas. 2003. Monografia (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2003.

POMATTI, Angela Beatriz. Italianos na cidade de Pelotas: doenças e práticas de cura – 1890 a 1930. 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

POMATTI, Angela Beatriz. Italianos na cidade de Pelotas: doenças e práticas de cura – 1890 a 1930. 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

POMIAN, Krzysztof. Coleção. Enciclopédia Einaudi, v. 1, p. 51-86, 1984.

POSSAMAI, Zita Rosane. O patrimônio em construção e o conhecimento histórico. Ciências e Letras, Porto Ale- gre, nº 27, p. 13-24, 2000.

ROCKEMBACH, Moisés. Difusão em arquivos: uma função arquivística, informacional e comunicacio- nal. In: Informação Arquivística, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 98-118, jan./jun., 2015. Disponível em: Acesso em 04 de setembro de 2017.

SALAMONI, Giancarla (org.). Os pomeranos: valores culturais da família de origem pomerana no Rio Grande do Sul – Pelotas e São Lourenço do Sul. Pelotas: Universitária, 1995.

TESSITORE, Viviane. Como implantar centros de documentação. São Paulo: Arquivo do Estado, imprensa ofici- al, 2003.

WARTH, Carlos H. Crônicas da Igreja: Fatos históricos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil: (1900- 1974). Porto Alegre: Concórdia S. A., 1979.

WEIDUSCHADT, Patrícia. A revista "O Pequeno Luterano"e a formação educativa religiosa luterana no contexto pomerano em Pelotas - RS (1931 - 1966). 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS, São Leopoldo/RS, 2012.

WEIDUSCHADT, Patrícia. O Sínodo de Missouri e a educação pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul nas primeiras décadas do século XX: Identidade e cultura escolar. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Uni- versidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas/RS, 2007.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

WEIDUSCHADT, Patrícia; CASTRO, Renata Brião de; TEIXEIRA, Vanessa Barrozo. Acervos étnicos: preservando a história da imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 11, p. 118–130, 2019. DOI: 10.25247/hu.2019.v6n11.p118-130. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1215.. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 216

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.