Acervos étnicos: preservando a história da imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul

Autores

  • Patrícia Weiduschadt Universidade Federal de Pelotas
  • Renata Brião de Castro Universidade Federal de Pelotas-Programa de pós graduação em Educação
  • Vanessa Barrozo Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2019.v6n11.p118-130

Palavras-chave:

Imigração alemã, imigração italiana, instituições de memória.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a preservação de documentos relacionados à imigração italiana e ale- mã. Assim, abordam-se duas instituições de salvaguarda de acervos arquivísticos. Para isso, utiliza-se a teoria sobre arquivos, acervos e espaços de memória. Considera-se que a preservação de documentos, nesses espaços contribui para compreender aspectos histórico-culturais dos grupos étnicos. Os acervos pesquisados são o Instituto Histórico da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, ambos situados na capital do estado, Porto Alegre. No primeiro, foram pesquisadas revistas e materiais editados pela própria instituição. O foco recaiu em aspectos da escolarização orientada pela igreja luterana. No segundo arquivo, foram consultados documentos referentes à imigração italiana, sobretudo no município de Pelotas (RS). Esses documentos auxiliam a compreender a imigração italiana no Rio Grande do Sul e fornecem um contexto importante para pensar as instituições educativas organizadas e mantidas pelo grupo étnico dos italianos.


 

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Biografia do Autor

  • Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas
    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos- Unisinos (2012) e atua profissionalmente como Professora Efetiva da Universidade Federal de Pelotas, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação- Faculdade da Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, pomeranos, luteranismo, identidade, memória, Sínodo de Missouri, escola, educação e acervos e instituições escolares.
  • Renata Brião de Castro, Universidade Federal de Pelotas-Programa de pós graduação em Educação
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel), linha de pesquisa: filosofia e história da educação. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - 2017. Durante esse período foi bolsista CAPES. Possui graduação em Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas - 2014. Membro do grupo de pesquisa : Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE). Atua principalmente nos seguintes temas: história da educação, imigração italiana e escolarização, acervos, memória, museu de colônia, educação para o patrimônio, centros de documentação
  • Vanessa Barrozo Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
    Professora do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Doutorado (2017) e Mestrado (2013) em Educação, com ênfase em História da Educação e Graduação em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), da FaE/UFPel, do Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio (GEMMUS/UFRGS) e da Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE). Tem experiência na área de Museologia e História da Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Cultura material escolar, Expografia, Comunicação Museológica e Preservação de acervos escolares. Possui registro profissional de Museóloga pelo COREM (Conselho Regional de Museologia) da 3ª Região.

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

WEIDUSCHADT, Patrícia; CASTRO, Renata Brião de; TEIXEIRA, Vanessa Barrozo. Acervos étnicos: preservando a história da imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 11, p. 118–130, 2019. DOI: 10.25247/hu.2019.v6n11.p118-130. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1215.. Acesso em: 6 maio. 2024.

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