“CRENÇAS INDIVIDUAIS, AÇÕES COLETIVAS”
COMO AS DECISÕES MORAIS AFETAM O COMPORTAMENTO POLÍTICO EM REDES SOCIAIS?
DOI:
https://doi.org/10.25247/2764-8907.2022.v1n3.p152-172Palavras-chave:
fake news, Comportamento político., teoria dos fundamentos moraisResumo
As fake news não são um fenômeno recente, mas tornaram-se importante ferramenta política na narrativa da extrema direita. A forma como são processadas as notícias falsas e os julgamentos morais foi o ponto de partida desta pesquisa. O estudo da moralidade foi embasado na Teoria dos Fundamentos Morais (TFM) que abarca cinco fundamentos morais: Dano/Cuidado, Justiça/Equidade, Lealdade/Traição, Autoridade/Subversão e Pureza/Santidade. O objetivo foi avaliar o impacto das fake news no comportamento político de usuários da rede social Whatsapp. A metodologia usada foi a netnografia, foram construídos diários netnográficos e acompanhados oito grupos de WhatsApp públicos autodeclarados de direita ou extrema direita, posteriormente realizam-se catalogações dos conteúdos segundo a TFM. Observou-se o aumento no discurso de ódio contra opositores e informações de cunho sensacionalista. Não haviam discussões quanto à veracidade das notícias, sendo forte o apelo à autoridade e manipulação emocional.
Downloads
Referências
ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social media and fake news in the 2016 election. Journal of economic perspectives, v. 31, n. 2, p. 211-36, 2017.
BARTELS, Daniel M. et al. Moral judgment and decision making. The Wiley Blackwell handbook of judgment and decision making, v. 63, p. 478-515, 2015.
CHEN, Serena; SHECHTER, David; CHAIKEN, Shelly. Getting at the truth or getting along: Accuracy-versus impression-motivated heuristic and systematic processing. Journal of personality and social psychology, v. 71, n. 2, p. 262, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-3514.71.2.262
CORRÊA, Maurício de Vargas; ROZADOS, Helen Beatriz Frota. A netnografia como método de pesquisa em Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 1-18, maio 2017. ISSN 1518-2924. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n49p1/34047>.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Luciana de Oliveira da Rocha – 2ed – Porto Alegre: Artmed, 2007.
DELMAZO, C.; VALENTE, J. C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, [S. l.], v. 18, n. 32, p. 155-169, 2018. DOI: 10.14195/2183-5462_32_11. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_32_11.
DEVINE, Patricia G. Stereotypes and prejudice: Their automatic and controlled components. Journal of personality and social psychology, v. 56, n. 1, p. 5, 1989. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-3514.56.1.5
ESTADAO. Fake news devem causar impacto em eleições de 2018 http://infograficos.estadao.com.br/focas/politico-em-construcao/materia/fake-news-devem-causar-impacto-em-eleicoes-de-2018
FUKS, Mario; RIBEIRO, Ednaldo e BORBA, Julian. Antipartidarismo e tolerância política no Brasil. Revista de Sociologia e Política [online]. 2020, v. 28, n. 76, e009. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1678-987320287609>. Epub 02 Abr 2021. ISSN 1678-9873. https://doi.org/10.1590/1678-987320287609.
GREENE, Joshua. Tribos Morais: a tragédia da moralidade do senso comum. Rio de Janeiro: Record, 2018.
HAIDT, Jonathan. A Mente Moralista: por que as pessoas boas se separam por causa da política e da religião?. Editora Independente, 2018.
IYENGAR, Shanto; WESTWOOD, Sean J.. Fear and Loathing across Party Lines: New Evidence on Group Polarization. American Journal of Political Science, v. 59: p. 690-707, 2019. Disponível em: https://pcl.stanford.edu/research/2015/iyengar-ajps-group-polarization.pdf.
PAIVA, Denise; KRAUSE, Silvana; LAMEIRAO, Adriana Paz. O eleitor antipetista: partidarismo e avaliação retrospectiva. Opin. Publica, Campinas, v. 22, n. 3, p. 638-674, Dec. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762016000300638&lng=en&nrm=iso>.
SILVA, Rafael Rocha Alves da. Bolsonarismo, eleições e redes sociais: uma análise das estratégias discursivas dos deputados supervotados do PSL no Facebook. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
SILVINO, Alexandre Magno Dias et al. Adaptação do Questionário dos Fundamentos Morais para o Português. Psico-USF, Itatiba, v. 21, n. 3, p. 487 - 495, Dec. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300487&lng=en&nrm=iso>.
KURZBAN, Robert; TOOBY, John; COSMIDES, Leda. Can race be erased? Coalitional computation and social categorization. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 98, n. 26, p. 15387-15392, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RODRIGUES, D. F., GALVÃO, Vivianny Kelly, MENDES, A. N., PONTES, K. C. M.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Direito, Processo e Cidadania o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).