Sentido e Linguagem a partir de uma abordagem pós-estruturalista da Teoria do Discurso
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n1.p05-17Palabras clave:
Teoria do Discurso, Pós-estruturalismo, Laclau, MouffeResumen
Este artigo desenvolve especificamente uma discussão sobre como, a partir da Teoria do Discurso, elaborada inicialmente por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, podemos articular as noções de sentido e linguagem como instituintes do real pelo discurso. Para isso, através de duas seções desenvolvemos uma argumentação que considera a realidade como sendo sempre mediada pela linguagem e também enfatizamos como a categoria do discurso é compreendida como um espaço privilegiado no qual os processos de significação desta mesma realidade acontecem. Essa abordagem se insere num quadro teórico, por vezes, heteróclito, que aproxima contribuições filosóficas consideradas, de maneira geral, como pós-estruturalistas e pós-fundacionalistas, nos provocando a pensar que, na impossibilidade de ser um pensamento fundamental, a Filosofia se torna um pensamento intrinsecamente político.
Descargas
Referencias
ALMEIDA, Leonardo Monteiro Crespo de. Discurso e ontologia política: uma análise de alguns pressupostos da teoria política de Ernesto Laclau. Ágora Filosófica, Recife, v. 22, n. 1, p. 152-175, jan./abr. 2022.
BURITY, Joanildo. Teoria do discurso e educação: reconstruindo o vínculo entre cultura e política. Revista Teias, v. 11, n. 22, p. 07-29, maio/ago. 2010.
BURITY, Joanildo. Discurso, descolonização do saber e diversidade étnica e religiosa na educação. Espaço do Currículo, v. 7, n. 2, p.119-218, maio/ago. 2014a.
BURITY, Joanildo A. Discurso, política e sujeito na teoria da hegemonia de Ernesto Laclau. In: MENDONÇA, Daniel de; RODRIGUES, Léo Peixoto. (org.). Pós-estruturalismo e teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014b. p. 59-74.
BUTLER, Judith. Fundamentos contingentes: o feminismo e a questão do pós-modernismo. Cadernos Pagu, n. 11, p. 11-42, 1998.
BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Tradução: Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
LACLAU, Ernesto. Discourse. In: GOODIN, Robert A.; PHILIP, Pettit. (org.). A companion to contemporary political philosophy. 2. ed. Oxford: Blackwell, 2007. p. 541-547.
LACLAU, Ernesto. Desconstrução, pragmatismo e hegemonia. In: MOUFFE, Chantal. (org). Desconstrução e pragmatismo. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. p. 77-106.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. Tradução: Joanildo A. Burity, Josias de Paula Jr. e Aécio Amaral. São Paulo: Intermeios; Brasília: CNPq, 2015.
LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Alice C. Política, conhecimento e a defesa de um vazio normativo. In: MENDONÇA, Daniel de.; RODRIGUES, Léo; LINHARES, Bianca. (org.). Ernesto Laclau e seu legado transdisciplinar. São Paulo: Intermeios, 2017.
MARTINEZ, Horácio L. Democracia radical plural e persuasão: o lugar da filosofia de Wittgenstein na teoria do discurso de essex. In: BRITO, Evandro O. de.; SPICA, Marciano A. (org.). Filosofia social e fundamentação da ação moral. 1. ed. Guarapuava: Apolodoro Virtual Edições, 2019. p. 19-38.
MELO, G. S. de.; OLIVEIRA, A. L. M. de. Quando o currículo se torna passarela para a diferença. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e75681, 2020.
OLIVEIRA, Manfredo A. de. A filosofia na crise da modernidade. São Paulo: Loyola. 1989.
PERDIGÃO, Paulo. Existência e liberdade: uma introdução à filosofia de Sartre. Porto Alegre: L&PM, 1995.
PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
RICHARDSON, Laurel; PIERRE, Elizabeth A. St. La escritura: um método de investigación. In: DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. (org.). Manual de investigación cualitativa. v. 5. Barcelona-ESP: Editorial Gedisa, 2017. p. 128-163.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução: Paulo Perdigão. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TEDESCHI, Sirley L.; PAVAN, Ruth. A produção do conhecimento em educação: o Pós-estruturalismo como potência epistemológica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 772-787, set./dez. 2017.
VATTIMO, Gianni. Adeus à verdade. Tradução: João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Tradução: Marcos G. Montagnolli. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 George Souza de Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
Avisos:
No tiene que cumplir con la licencia para elementos del materiale en el dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
No se dan garantías. La licencia podría no darle todos los permisos que necesita para el uso que tenga previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad, o derechos morales pueden limitar la forma en que utilice el material.