Identidade e subjetividade surdas no espaço escolar: fragmentos de uma experiência interventiva
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n1.p97-114Palavras-chave:
Professor, Criança surda, Afetividade, Aprendizagem, IdentidadeResumo
A análise aqui desenvolvida consiste no resultado de uma investigação interventiva em uma escola de surdos em Recife acerca da identidade e subjetividade de alunos surdos na relação com o professor ouvinte mediador e facilitador da aprendizagem. A investigação visou analisar as relações de afetividade nas interlocuções entre os interlocutores do processo pedagógico por meio da análise qualitativa de fragmentos de discurso desses atores, ampliando, assim, o conhecimento teórico-prático sobre as possibilidades de aprendizagem da criança e do adolescente surdos pelo reconhecimento e acolhimento de sua singularidade, em razão da sua língua natural gesto-visual. Foi com este objetivo que conseguimos perceber o valor humano das relações interpessoais, ou seja, todos somos seres humanos. Então, a dimensão do ensinar requer uma compreensão de uma atitude do cuidar. Tanto a criança surda quanto o adolescente surdo merecem um lugar humanizado e digno para viver com o aprender. É importante fazer a relação dessa dimensão da vida humana, em que as pessoas com deficiências, merecem ser inseridas e valorizadas como pessoas humanas. Por isso, da significação e valoração da relação psiquismo e aprendizagem, identidade surda impulsionando as pessoas surdas a verem nessa relação a sua própria identidade.
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Referências
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