Identidade e subjetividade surdas no espaço escolar: fragmentos de uma experiência interventiva

Autores

  • Albenise de Oliveria Lima Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) https://orcid.org/0000-0002-1312-3144
  • Andrea Vaz de Moura Rocha Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
  • Maria Verônica Pereira do Nascimento Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n1.p97-114

Palavras-chave:

Professor, Criança surda, Afetividade, Aprendizagem, Identidade

Resumo

A análise aqui desenvolvida consiste no resultado de uma investigação interventiva em uma escola de surdos em Recife acerca da identidade e subjetividade de alunos surdos na relação com o professor ouvinte mediador e facilitador da aprendizagem. A investigação visou analisar as relações de afetividade nas interlocuções entre os interlocutores do processo pedagógico por meio da análise qualitativa de fragmentos de discurso desses atores, ampliando, assim, o conhecimento teórico-prático sobre as possibilidades de aprendizagem da criança e do adolescente surdos pelo reconhecimento e acolhimento de sua singularidade, em razão da sua língua natural gesto-visual. Foi com este objetivo que conseguimos perceber o valor humano das relações interpessoais, ou seja, todos somos seres humanos. Então, a dimensão do ensinar requer uma compreensão de uma atitude do cuidar. Tanto a criança surda quanto o adolescente surdo merecem um lugar humanizado e digno para viver com o aprender. É importante fazer a relação dessa dimensão da vida humana, em que as pessoas com deficiências, merecem ser inseridas e valorizadas como pessoas humanas. Por isso, da significação e valoração da relação psiquismo e aprendizagem, identidade surda impulsionando as pessoas surdas a verem nessa relação a sua própria identidade.

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Biografia do Autor

  • Albenise de Oliveria Lima, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Doutora em Saúde e Família pela Universidade de Deusto (Espanha). Coordenou o Curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco de 2008 até janeiro de 2014. Participou do Programa de Psicologia Clínica, Mestrado e Doutorado, da UNICAP, desde a sua fundação (1998) até 2017. Tem experiência docente desde 1975, atualmente é professora Titular. Como pesquisadora dedica-se, principalmente, aos seguintes temas: vínculos familiares, dinâmica familiar, família em situações de risco e vulnerabilidade social e juventude e suas vicissitudes. Membro fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Juventudes (NEPEJ), vinculado ao curso de Psicologia da UNICAP

  • Andrea Vaz de Moura Rocha, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Mestrado em Linguística (UFPE). Graduação em Pedagogia e Fonoaudiologia (UNICAP). Atualmente estudante do Curso de Psicologia (UNICAP). Atua no consultório AMPLEXUS INCLUSO

  • Maria Verônica Pereira do Nascimento, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Especialização em Psicopedagogia, Graduação em Pedagogia (UNICAP). Atualmente estudante do Curso de Psicologia (UNICAP). Atua no consultório AMPLEXUS INCLUSO

Referências

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Publicado

2023-02-10

Como Citar

LIMA, Albenise de Oliveria; ROCHA, Andrea Vaz de Moura; NASCIMENTO, Maria Verônica Pereira do. Identidade e subjetividade surdas no espaço escolar: fragmentos de uma experiência interventiva. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 23, n. 1, p. 97–114, 2023. DOI: 10.25247/P1982-999X.2023.v23n1.p97-114. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2331.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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