O corpo e o lar: interseções entre fenomenologia, psicanálise e arte na construção da experiência contemporânea

Autores/as

  • René Armand Dentz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC Minas, Brasil Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia/FAJE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n1.p97-106

Palabras clave:

fenomenologia, psicanálise, arte contemporânea, lar, espaço potencial

Resumen

Este artigo investiga a interseção entre fenomenologia, psicanálise e arte contemporânea, explorando os conceitos de "lar" e "corpo como lar" como fundamentais para a compreensão da experiência humana. Através das obras de Heidegger e Bachelard, discute-se o lar como uma condição existencial que vai além da mera ocupação física. Winnicott contribui com o conceito de espaço potencial, ressaltando a importância desse espaço no desenvolvimento da identidade pessoal e na habilidade de estar só. A arte de Marina Abramovic, especialmente em sua performance The Artist is Present, serve como um caso de estudo para examinar como o corpo pode atuar como um espaço de expressão e interação psicológica intensa. A análise destaca a importância de uma abordagem interdisciplinar para uma compreensão mais rica dos temas de lar e identidade, propondo que o entendimento do lar se expanda para incluir espaços físicos e psicológicos que moldam a experiência humana.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • René Armand Dentz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC Minas, Brasil Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia/FAJE, Brasil

    Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Minas, atuando na Pós-Graduações. Professor Titular da Fupac-Mariana. É psicanalista atuante em Mariana e Belo Horizonte. Tem Pós-Doutorado pelas: Université de Fribourg (Suíça), Universidade Católica Portuguesa-Braga, PUC-Rio (2019) e University of Warsaw (Polônia). Doutor em Teologia pela FAJE. Membro da Eastern European Society for Phenomenology e Membro-Pesquisador do International Institute for Hermeneutics, Alemanha. Sócio da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências das Religiões). Membro efetivo Academia de Letras de Mariana-MG.

    Membro da Ricoeur Society (EUA)

    Suíço-Brasileiro

Referencias

ABRAMOVIC, Marina. The artist is present. Exposição realizada no Museum of Modern Art, Nova York, 2010. Disponível em: link para o museu ou exposição. Disponível online.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução: Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução: Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2012.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Tradução: José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Publicado

2025-02-27

Cómo citar

DENTZ, René Armand. O corpo e o lar: interseções entre fenomenologia, psicanálise e arte na construção da experiência contemporânea. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 25, n. 1, p. 97–106, 2025. DOI: 10.25247/P1982-999X.2025.v25n1.p97-106. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2535.. Acesso em: 5 dec. 2025.

Artículos similares

1-10 de 116

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.