O Ensino da Filosofia nas Instituições do ensino fundamental e universitário angolanos: da utilidade à essencialidade

Autores

  • Inácio Valentim Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN)
  • Feliciano Nanga Moço Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p37-60

Palavras-chave:

Ensino da Filosofia, Angola, utilidade, instituição

Resumo

O presente artigo aborda a questão gritante da importância essencial do Ensino da Filosofia, frequentemente questionado por sua utilidade, especialmente no contexto educacional angolano. Destaca a necessidade urgente de implementar o curso de Filosofia para formar profissionais academicamente preparados. Sob auspícios de filósofos da nossa contemporaneidade como Imbamba, Valentim, Pondé, e outros, este artigo argumenta que, apesar das sociedades utilitaristas, a Filosofia proporciona habilidades cruciais, como pensamento crítico e argumentativo, essenciais para formar cidadãos reflexivos. É imperioso analisar a relevância do ensino de Filosofia em instituições angolanas, considerando as dificuldades enfrentadas pelos professores. Aliás, o ensino da Filosofia não é um luxo acadêmico, mas uma necessidade crucial para o desenvolvimento intelectual e ético de todos os cidadãos. É de destaque importância a Filosofia enquanto disciplina vocacionada à promoção de competências essenciais, como análise, crítica e argumentação, fundamentais para sociedades democráticas. Diante da desvalorização das Humanidades, especialmente da Filosofia, resulta oportuno e tino fazer um apelo aos gestores públicos para humanizar Angola, integrando cursos humanísticos nos currículos para formar não apenas profissionais qualificados, mas também cidadãos conscientes e engajados. A Filosofia, ipsus factus, é apresentada como uma possível "tábua de salvação" para a nova juventude, proporcionando um espaço para questionamentos existenciais em meio a um sistema de ensino muitas vezes marcado pelo mercantilismo e falta de mérito acadêmico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Inácio Valentim, Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN)

    Doutor em filosofia pela universidade Carlos III de Madrid, investigador e membro doutorado integrado do CFCUL é coordenador do Gt de Filosofia da Saúde e História Social do ITSNI e integra a lista de professores externos convidados do PPG em filosofia cultura e educação da UFRB. Professor convidado na Universidade Agosto Neto. Professor do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN) – Huambo, ANGOLA. 

  • Feliciano Nanga Moço, Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma

    Mestrando pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, ITÁLIA. 

Referências

ALMEIDA, M. M. (Coord.). Programa de filosofia 10º e 11º Anos: Cursos Científico Humanísticos e Cursos Tecnológicos. Lisboa: Ministério da Educação – Departamento do Ensino Secundário, 2001.

ANDRÉ, J. M. Multiculturalidade, identidades e mestiçagem: o diálogo intercultural nas ideias, na política, nas artes e na religião. Coimbra: Palimage, 2012.

ARENDT, H. A vida do espírito, o pensar, o querer, o julgar. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1991.

CARRILHO, M. O ensino da filosofia nas escolas públicas em Angola. Revista Portuguesa de Educação, 2009.

CHAUI, M. Convite à filosofia, São Paulo: Ática, 2000.

GOMES, F. A filosofia na educação angolana: uma análise crítica do ensino da filosofia nas escolas secundárias de Luanda. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

IMBAMBA J. M. Uma nova Cultura para mulheres e homens novos: um projecto filosófico para Angola do 3.º milénio à luz da Filosofia de Battista Mondin. Luanda: Paulinas, 2003.

KANT, I. Critica della ragione pura, tradução: it. Ed. Laterza, 2005.

KRAUS, K. Detti e contraddetti. A cura di Roberto Galasso. Milano: Adelphi Edizioni, 1993.

LAMANNA E. P. Il problema della scienza nella storia del pensiero. Florença: Le Monnier, 2000.

MALUSA, Luciano. Uno sguardo sulle tendenze attuali riguardo alla didattica della filosofia. Bollettino della Società Filosofica Italiana, 2002.

MARIA J.; BENTO A.; DOMINGUES, J. A. (org.). Agostinho. De civitate Dei: dois amores, duas cidades. Ed. Docomenta, 2019

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE ANGOLA. Plano nacional de formação de professores 2016-2025. Luanda: Ministério da Educação, 2016.

MOÇO, F.N. J. A doença como manifestação da finitude humana: uma breve reflexão filosófico-existencial. In: VALENTIM, I.; CÂNDIDO, M. R.;

FIGUEIREDO, A. (org.). As Pontes do Universo: reflexões sobre a experiência de ensinar e de curar. Porto Alegre: Fênix, 2023.

MUNAKUPPI, V. Teaching philosophy in African universities: a survey of the challenges and opportunities. African Journal of Higher Education, 2017.

ORTEGA P. Valores y educación. Barelona: Editorial Ariel, S.A., 1996.

PINA, A. O homem e a cidadania. Luanda: Mayamba, V., 2015.

PONDÉ, L. F. (2016). Filosofia para corajosos, São Paulo: Planeta, 2016.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO da licenciatura em filosofia. Luanda: Universidade Agostinho Neto, 2020.

RUSSELL, Bertrand. Os problemas da filosofia. 5. ed. Coimbra: Arménio Amado, Editor, 1980.

TELMONI, V. La filosofia nei Licei italiani arrozes itarianos. Ed. CLUEB, 1999.

VALETIM, Inacio. Ética e a memória da gratidão: curar com a palavra e libertar com o olhar. Huambo: Ed. Numa 1, 2022.

VALETIM, Inacio. O mal-estar das nossas instituições educativas. In: VALENTIM, I.; CÂNDIDO, M. R.; FIGUEIREDO, A. (org.). As pontes do universo- reflexões sobre a experiência de ensinar e de curar. Porto Alegre: Fundação Fênix, 2023.

VATTIMO, G. Filosofia. In: Enciclopedia garzanti di filosofia. Milão: Garzanti Editore, 1981.

VICENTE, J. N. Didáctica da filosofia – Apontamentos e textos de apoio às aulas. Faculdade de Letras. Coimbra: 2005.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

VALENTIM, Inácio; MOÇO, Feliciano Nanga. O Ensino da Filosofia nas Instituições do ensino fundamental e universitário angolanos: da utilidade à essencialidade. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 2, p. 37–60, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p37-60. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2785.. Acesso em: 16 jun. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 337

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.