O Ensino da Filosofia nas Instituições do ensino fundamental e universitário angolanos: da utilidade à essencialidade

Autores

  • Inácio Valentim Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN)
  • Feliciano Nanga Moço Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p37-60

Palavras-chave:

Ensino da Filosofia, Angola, utilidade, instituição

Resumo

O presente artigo aborda a questão gritante da importância essencial do Ensino da Filosofia, frequentemente questionado por sua utilidade, especialmente no contexto educacional angolano. Destaca a necessidade urgente de implementar o curso de Filosofia para formar profissionais academicamente preparados. Sob auspícios de filósofos da nossa contemporaneidade como Imbamba, Valentim, Pondé, e outros, este artigo argumenta que, apesar das sociedades utilitaristas, a Filosofia proporciona habilidades cruciais, como pensamento crítico e argumentativo, essenciais para formar cidadãos reflexivos. É imperioso analisar a relevância do ensino de Filosofia em instituições angolanas, considerando as dificuldades enfrentadas pelos professores. Aliás, o ensino da Filosofia não é um luxo acadêmico, mas uma necessidade crucial para o desenvolvimento intelectual e ético de todos os cidadãos. É de destaque importância a Filosofia enquanto disciplina vocacionada à promoção de competências essenciais, como análise, crítica e argumentação, fundamentais para sociedades democráticas. Diante da desvalorização das Humanidades, especialmente da Filosofia, resulta oportuno e tino fazer um apelo aos gestores públicos para humanizar Angola, integrando cursos humanísticos nos currículos para formar não apenas profissionais qualificados, mas também cidadãos conscientes e engajados. A Filosofia, ipsus factus, é apresentada como uma possível "tábua de salvação" para a nova juventude, proporcionando um espaço para questionamentos existenciais em meio a um sistema de ensino muitas vezes marcado pelo mercantilismo e falta de mérito acadêmico.

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Biografia do Autor

  • Inácio Valentim, Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN)

    Doutor em filosofia pela universidade Carlos III de Madrid, investigador e membro doutorado integrado do CFCUL é coordenador do Gt de Filosofia da Saúde e História Social do ITSNI e integra a lista de professores externos convidados do PPG em filosofia cultura e educação da UFRB. Professor convidado na Universidade Agosto Neto. Professor do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN) – Huambo, ANGOLA. 

  • Feliciano Nanga Moço, Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma

    Mestrando pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, ITÁLIA. 

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

VALENTIM, Inácio; MOÇO, Feliciano Nanga. O Ensino da Filosofia nas Instituições do ensino fundamental e universitário angolanos: da utilidade à essencialidade. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 2, p. 37–60, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n2.p37-60. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2785.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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