O Homem é o Animal que “Toma Carne”: Corpo Próprio e Vulnerabilidade
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2020.v20n3.p05-24Keywords:
Corpo Próprio. Carne. Vulnerabilidade. Sofrimento. Humano.Abstract
O artigo parte da fenomenologia do corpo próprio, iniciada por Husserl, sublinhando a contribuição de tal fenomenologia para a Antropologia Filosófica. Num primeiro momento, apresentamos as teses principais de Husserl sobre o corpo próprio, examinando, logo a seguir, o significado do verbo sentir em Merleau-Ponty, no contexto de sua Fenomenologia da percepção. Num segundo momento, procuramos descrever a condição humana como vulnerabilidade ou, simplesmente, “carne”, termo também usado por Merleau-Ponty, mas que será explicitado a partir de um certo contraste em relação ao corpo próprio. Num terceiro momento, discutimos o paradoxo do corpo próprio, isto é, sua condição de resistente a toda forma de apropriação. O ponto de partida, neste momento, é a situação concreta que define o humano, a saber, o “tomar carne” (prendre chair). Além de Merleau-Ponty, filósofos como Levinas, Agambém e Marion serão importantes em nossa discussão.Downloads
References
AGAMBEN, G. O uso dos corpos (Homo Sacer IV, 2). Trad. de Selvino J. Assmann, São Paulo: Boitempo, 2017.
HAN, B.C. Agonia do eros. Trad. de Enio Paulo Giachini, Petrópolis: Vozes, 2017.
HUSSERL, E. Idées directrices pour une phénoménologie et une philosophie phénoménologique pures (Livre second: Recherches phénoménologiques pour la constitution). Trad. de Éliane Escoubas, Paris: PUF, 1996.
HUSSERL, E. De la synthèse passive. Trad. de Bruce Bégout et Jean Kessler, Grenoble: Jérôme Millon, 1998.
LAVELLE, L. O mal e o sofrimento. Trad. de Lara Christina de Malimpensa, São Paulo: É Realizações, 2014.
LEVINAS, E. Entre Nós. Ensaios sobre a alteridade. Trad. de Pergentino S. Pivatto. Petrópolis: Vozes, 1997.
LEVINAS, E. De Deus que vem à ideia. Trad. de Pergentino S. Pivatto (coordenador), Petrópolis: Vozes, 2002.
MARCEL, G. Essai de philosophie concrète, Paris: Gallimard, 1940.
MARION, J.-L. De surcroît. Études sur les phénomènes saturés, Paris: PUF, 2001.
MERLEAU-PONTY, M. Le primat de la perception et ses conséquences philosophiques, Lagrasse: Verdier, 1996.
MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. Trad. de José Artur Gianotti e Amando Mora d’Oliveira São Paulo: Perspectiva, 2014.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Trad. de Carlos Alberto Ribeiro de Moura, São Paulo: Martins Fontes, 2018.
WALDENFELS, B. Fenomenologia dell’estraneo. Trad. de Ferdinando G. Menga, Milano: Raffaello Cortina Editore, 2008.
WOLFF, F. Três utopias contemporâneas. Trad. de Mariana Echalar, São Paulo: UNESP, 2018.
ZIELINSKI, A. Lecture de Merleau-Ponty et Levinas. Le corps, le monde, l’autre, Paris: PUF, 2002.
ZIZEK, S. O amor impiedoso (ou: Sobre a crença). Trad. Lucas Mello Carvalho Ribeiro, Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
You are free to:
- Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
- Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
- The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
- Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation .
No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.