Quando falar é fabular: a simultaneidade da civilização segundo Levinas[When to speak is to fable: the simultaneity of civilization in Levinas’ thought]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2013.v1n2.p07-22Resumo
O artigo parte de uma conferência de 1948, intitulada Parole et silence, na qual Levinas sustenta a seguinte tese: “O silêncio é o elemento da razão”. Nosso percurso se dará em três momentos: 1) A palavra rompe o silêncio do logos impessoal porque é temporalidade viva, relação inter-humana, ou seja, é relação entre unicidades irredutíveis. A palavra que pode quebrar o silêncio da razão é o acontecimento do “outro” sob a forma de sucessão temporal; 2) a palavra é também criadora de “presente” ou simultaneidade, pois é isso que funda a civilização, entendida como passagem do sucessivo ao simultâneo. Em Levinas, o inefável (ineffable) da relação com a alteridade a algo que terá de ser dito (le fable), fazendo dos indivíduos personagens de uma narrativa; 3) finalmente, descreve-se a palavra como luta incessante com as mitificações que dela podem surgir, ou seja, que decorrem da própria ação de “fabular”. Pode-se, pois, notar o quanto Levinas fora infl uenciado por Bergson, preocupandose em descrever, à sua maneira, o contraste entre duração e simultaneidade, entre uma moral fechada e uma moral aberta.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-01-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.
Como Citar
FABRI, Marcelo. Quando falar é fabular: a simultaneidade da civilização segundo Levinas[When to speak is to fable: the simultaneity of civilization in Levinas’ thought]. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 13, n. 2, p. 07–22, 2015. DOI: 10.25247/P1982-999X.2013.v1n2.p07-22. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/471.. Acesso em: 23 dez. 2024.