A Angústia Diante do Tornar-se si Mesmo no Pensamento de Søren Kierkegaard

Autores

  • Tales Macêdo da Silva Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2021.v21n3.p38-60

Palavras-chave:

Angústia, Existência, Devir, Indivíduo

Resumo

Este artigo tem como seu objetivo trabalhar sobre a ideia da angústia na relação com o processo de busca, de devir. Sabe-se que o filósofo dinamarquês é bem conhecido por colocar o significado da angústia como uma “realidade da liberdade frente a possibilidade ante a possibilidade”. E esta realidade da liberdade é que constitui o existente na busca do seu tornar-se ou da singularidade. Em outras palavras, este presente artigo deseja favorecer o entendimento da importância da angústia para o Indivíduo, como também entender como é fundamental compreender a angústia como um caminho para a singularidade. Para isso, o Indivíduo precisa se apropriar de si mesmo, voltando-se para o seu próprio eu para, assim, curar-se da doença mortal que é a fuga da sua própria possibilidade, a não vivência da angústia, que leva o desespero. Por fim, será dividido este artigo em dois pontos centrais: (i) a noção da angústia do pensamento de Kierkegaard e (ii) a compreensão de como a angústia salva pela fé.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, Cleyton Francisco Oliveira. Angústia como possibilidade de subjetividade segundo Kierkegaard. 2016. 243 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Filosofia, Universidade Estadual do Oeste do ParanÁ – Unioeste, Toledo, 2016.

QUAGLIO, H. A. Fenomenologia da experiência religiosa em Kierkegaard e Rudolf Otto. São Paulo: LiberArs, 2014.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls. Petrópolis: Vozes, 2010a.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. The concept of anxiety: a simple psychologically orienting deliberation on the dogmatic issue of hereditary sin. Edited and translated: Reider Thomte and Albert B. Anderson. New Jersey, Princeton University Press Princeton, 1980.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. Pós-escrito conclusivo não científico às migalhas filosóficas: coletânea mímico-patético-dialética, contribuição existencial, por Johannes Climacus. Vol I. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro e Marília Murta de Almeida. Petrópolis: Vozes, 2013.

KIERKEGAARD, Søren Aabye. O desespero humano. Trad. Adolfo Casais Monteiro. São Paulo: Editora Unesp, 2010b.

OLIVEIRA, André Luiz Holanda de. A noção da existência autêntica em Kierkegaard. 2003. 114 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Filosofia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.

VALLS, Álvaro Luiz Montenegro. O crucificado encontra Dionísio. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

SILVA, Tales Macêdo da. A Angústia Diante do Tornar-se si Mesmo no Pensamento de Søren Kierkegaard. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 21, n. 3, p. 38–60, 2021. DOI: 10.25247/P1982-999X.2021.v21n3.p38-60. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1981.. Acesso em: 16 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 47

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.