Apontamentos sobre o colapso do existente e a volta ao sujeito como agente social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2022.v22n2.p128-144

Palavras-chave:

Filosofia, Sujeito, Social, Humano, Ocidental

Resumo

Após um caminho de grandes descobertas e revoluções científicas, o mundo deixou de gravitar em torno da religião, de Deus, para girar ao redor do ser humano, que ante a pluralidade de pensamentos, teorias e possibilidades, “perdeu-se” no sentido de sua própria existência. “Esvaziou-se”. E não bastando, levou a Filosofia a um “colapso”, condicionando-a a uma visão fragmentada e mais adequada aos padrões das técnicas. Este trabalho pretende, a partir da leitura de Richard Tarnas e Alain Touraine, de maneira particular, das obras Epopeia do pensamento ocidental e A crítica da modernidade, respectivamente, apontar a importância da Filosofia para a retomada do sentido da existência do sujeito como agente social. As pesquisas dão conta que para a superação da “crise” que se instalou na cultura ocidental, o ser humano deve voltar o olhar a si mesmo, buscando refletir a realidade a partir do todo e não de uma visão unilateral. Deve-se conceber uma filosofia encarnada na realidade, que busque a transformação social e ajude o ser humano no processo de desenvolvimento integral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Pereira Borges, Universidade Católica Dom Bosco

    Possui graduação em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande-MS (UCDB-CG), graduação em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino de Belo Horizonte (ISTA) e Università Pontifícia Salesiana di Roma (UPS-Roma) (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2007) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2012).

  • Fernando Campos Peixoto, Universidade Católica Dom Bosco

    Licenciado em Filosofia pelo Claretiano-Centro Universitário (CLARETIANO); Bacharel em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Pós-Graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Pós-Graduado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Pós-Graduado MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Mestrando em Educação (UCDB).

  • Cesar Augusto Veras, Universidade Católica Dom Bosco

    Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior e em MBA Executivo em Gestão Empresarial pela mesma instituição. Pós-Graduado em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e em Ciência Política pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Referências

DESCARTES, René. Obra escolhida. São Paulo: Difusão europeia do livro, 1973.

FEARN, Nicholas. Filosofia novas respostas para antigas questões. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

FRANCA, Leonel. A crise do mundo moderno. Campinas, SP: Eclesiae, 2019.

GILLES, Lipovetsky. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2017.

HADOT, Pierre. O que é a filosofia antiga?. São Paulo, SP: Edições Loyola, 1999.

HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga. São Paulo, SP: É Realizações Editora, 2014.

HAHN, Scott; WIKER, Benjamin. Politização da Bíblia: as raízes do Método Histórico-Crítico e a secularização da Escritura – 1300-1700. Campinas, SP: Eclesiae,2018.

HARVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Pulo: Loyola, 1993.

JOAO PAULO II. Carta Encíclica Fides et Ratio. São Paulo: Paulinas, 1998.

PISIER, Evelyne. História das ideias políticas. Barueri, SP: Manole,2004.

STEFANI, Piero, Pensar e crer depois de Auscwitz. In: GIBELLINI, Rosino. Deus na filosofia do século XX. São Paulo: Loyola, 1998, p. 617-30.

TARNAS, Richard. A epopeia do pensamento ocidental: para compreender as deias que moldaram nossa visão de mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

TOURAINE, Alain. Um novo paradigma: para compreender o mundo de hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

ALMEIDA, Valbercley da Graça; VERAS, Cesar Augusto; BORGES, Pedro Pereira. Apontamentos acerca da busca pela felicidade na contemporaneidade. 2020. Disponível em: <https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/2604>. Acesso em 01 abr. 2021.

VERAS, Cesar Augusto; BORGES, Pedro Pereira. A transformação de uma filosofia terapêutica à institucionalização.2018. Disponível em: <http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/1600>. Acesso em: 01 abr. 2021.

VERAS, Cesar Augusto; BORGES, Pedro Pereira. Compreensão acerca do processo de busca pelo transcendente à volta ao existente. 2019. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/nearco/article/view/40855>. Acesso em: 01 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

PEREIRA BORGES, Pedro; CAMPOS PEIXOTO, Fernando; VERAS, Cesar Augusto. Apontamentos sobre o colapso do existente e a volta ao sujeito como agente social. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 22, n. 2, p. 128–144, 2022. DOI: 10.25247/P1982-999X.2022.v22n2.p128-144. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2030.. Acesso em: 28 jun. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 299

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.