O ente e o ente para si na Lógica Objetiva de Hegel

uma análise formal com base na Operação Negação Exterior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2022.v22n3.p43-55

Palavras-chave:

Ente, Ente para si, Lógica objetiva de Hegel

Resumo

Neste artigo, definimos formalmente os conceitos de Ente e Ente para si, com base no modo como são apresentados informalmente na Lógica de Hegel. Inicialmente, introduzimos um conceito formal para a noção de Ente. Para tanto, definimos explicitamente a operação Negação exterior, que aparece apenas implicitamente naquela Lógica. A aplicação da operação Negação exterior relaciona o Ser aí e o Ser para si com suas Objetividades exteriores (quer dizer, com Objetividades que são exteriores ao plano do pensamento). A unidade do Ser aí com sua correspondente Objetividade exterior, assim como a unidade do Ser para si com sua correspondente Objetividade exterior, são tomadas então como as constituições dos correspondentes conceitos Ente e Ente para si.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antônio C. R. Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Possui graduação em Engenharia Elétrica opção Eletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação da FURG e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, tendo atuado principalmente no tema Fundamentos da Inteligência Artificial e Fundamentos das Sociedades de Agentes. Interesses atuais: Sociedades de Agentes, Lógica das Ciências Sociais, Lógica de Hegel. Atualmente é doutorando em filosofia junto ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da PUCRS, tendo por objeto de estudo a lógica de Hegel.

Referências

COSTA, A. C. R. Para uma Leitura Operatória da Lógica de Hegel - Experimentos Iniciais. Porto Alegre: Editora Fi, 2019.

COSTA, A. C. R. Derivação do Silogismo Sujeito-Gênero-Espírito que está Implícito na Noção de Vida da Ciência da Lógica de Hegel. Revista Ágora Filosófica, v. 20, n. 3, 2020a. p. 25-82.

COSTA, A. C. R. A Estratificação no Conceito de Mundo na Ciência da Lógica de Hegel. In: Fortes, F. et al. (orgs.) XX Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS - Volume 2. Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2020b.

COSTA, A. C. R. Para uma Leitura Operatória da Lógica de Hegel - Experimentos Adicionais. Porto Alegre: Editora Fi, 2022.

HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio (1830) - Vol. I: Ciência da Lógica. São Paulo: Loyola, 2012.

HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica - Doutrina do Ser. Petrópolis: Vozes, 2016.

HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica - Doutrina do Conceito. Petrópolis: Vozes, 2018.

HEGEL, G. W. F. Leccciones sobre la Historia de la Filosofia (vol. I). México: Fondo de Cultura Económica, 1995.

KANT, I. Prolegómenos a Toda a Metafísica Futura. Lisboa: Edições 70, 1988.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

COSTA, Antônio C. R. O ente e o ente para si na Lógica Objetiva de Hegel: uma análise formal com base na Operação Negação Exterior. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 22, n. 3, p. 43–55, 2022. DOI: 10.25247/P1982-999X.2022.v22n3.p43-55. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2205.. Acesso em: 22 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 401

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.