Derivação do Silogismo Sujeito-Gênero-Espírito que está Implícito na Noção de Vida da Ciência da Lógica de Hegel
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2020.v20n3.p25-82Palavras-chave:
Lógica de Hegel. Doutrina do Conceito. Ideia de Vida. Silogismo Sujeito-Gênero-Espírito. Silogismo de ideias.Resumo
Este artigo deriva, numa perspectiva de lógica categorial, o silogismo sujeito-gênero-espírito que se encontra implícito no resultado lógico do capítulo A Vida e da introdução ao capítulo A Ideia do Conhecer, integrantes da Doutrina do Conceito, terceiro volume da Ciência da Lógica de Hegel. O artigo introduz a noção de silogismo de ideias e mostra o silogismo sujeito-gênero-espírito como um silogismo desse tipo.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Analíticos Anteriores. In: Aristóteles. Órganon. São Paulo: EDIPRO, 2010. p.111-250.
BELL, J. The Development of Categorial Logic. In: Gabbay, D. & Guenthener, F. Handbook of Philosophical Logic, Volume 12. Dordrecht: Springer, 2005. p. 279-361.
COSTA, A. C. R. Para uma Leitura Operatória da Lógica de Hegel - Experimentos Iniciais. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. Disponível em: https://www.editorafi.org/540logica
COSTA, A. C. R. A Silogística de Aristóteles como um Sistema de Sequentes, com Aplicação à Semântica do Início da Lógica de Hegel. Porto Alegre: PPGFIL/PUCRS, 2020. Rascunho disponível em: https://sites.google.com/site/foundationsofagentsocieties/philosophy/phil-2020
HEGEL, G. W. F. Science of Logic. Atlantic Highlands: Humanities Paperback Library, 1993.
HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica - A Doutrina do Conceito. Petrópolis: Vozes, 2018.
MARQUIS, J.-P. From a Geometrical Point of View - A Study of the History and Philosophy of Category Theory. Dordrecht: Springer, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.