Vamos receber o Dr. Mohammad Ali Shomali na UNICAP, para falar sobre “O diálogo inter-religioso como instrumento de fraternidade e paz”. Será no dia 15 de setembro, uma segunda-feira, às 16h, no auditório do 3º andar do bloco G4, com tradução simultânea e transmissão aqui pela internet. Em meio às guerras por aí, mas tendo em vista a justiça socioambiental e a paz em nossa Casa Comum, o professor Gilbraz, coordenador do Observatório das Religiões da Católica e debatedor no evento, vai puxar conversa sobre fraternidade no mundo, com esse sheik estudioso do islamismo xiita e grande animador do diálogo inter-religioso. O Dr. Mohammad Ali Shomali é graduado pelos Seminários Islâmicos de Qum e também possui bacharelado e mestrado em Filosofia Ocidental pela Universidade de Teerã, obteve seu doutorado em Filosofia pela Universidade de Manchester: a tese de doutorado foi sobre relativismo ético e a pesquisa de pós-doutorado sobre questões éticas relacionadas à vida e à morte. Ele é ex-diretor do Centro Islâmico da Inglaterra, em Londres, e atualmente é diretor do Instituto Internacional Risalat em Qum, no Irã.

O encontro quer abrir um sinal contracultural, em meio às repercussões do conflito Israel-Palestina, acirrado desde 2023 pelo ataque do grupo Hamas e a reação dantesca do atual governo israelense, inclusive contra os iranianos. Trata-se de guerra precipuamente geopolítica (um rescaldo do colonialismo ocidental e de seus [contra] terrorismos) e não um conflito religioso: os ultraortodoxos israelenses e os fundamentalistas palestinos estimulam a violência, mas suas motivações não são muito espirituais (quem violenta e mata em nome de religião, seja ela qual for, não é um religioso: é um assassino!). Não devemos deixar que aumente entre nós o antissemitismo (aversão à cultura religiosa judaica) e, nem tampouco, a islamofobia (aversão à cultura religiosa islâmica).
O nosso Observatório das Religiões tem se envolvido em ações assim, de promoção da paz em meio a essa cultura belicosa e seus reflexos também no Recife e região. Seguindo o exemplo do Papa Francisco, que reuniu o cristianismo com lideranças islâmicas e judaicas em torno do documento sobre a Fraternidade Humana, incluindo a formação de um Comitê Superior para promovê-lo a partir da Casa da Família Abraâmica, nós animamos o nosso Fórum Diálogos, que defende o respeito à diversidade religiosa em Pernambuco, para celebrar o Dia de Combate à Intolerância Religiosa em torno do conflito, dando origem a uma Carta Aberta pela Paz entre Israel e Palestina.
Temos promovido estudos e conversas com as diversas religiões, sobretudo as mais próximas (e que, ao mesmo tempo, carregam uma tradição de violência histórica), que são o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Sobre o islã, estamos unindo pesquisas e debates, com encontros e hospitalidade (como na foto ao lado, quando recebemos o sheik Hossein Khaliloo, também iraniano, líder religioso do Centro Imam Al´Mahdi em São Paulo). Vamos, então, com a escuta e conversação agora com o Dr. Shomali, plantar mais uma semente de esperança no Shalom, na Paz de Cristo, no “As-Salaam-Alaikum”: e todo mundo é convidado para essa ciranda fraterna de saberes espirituais!