SAGRADO NO MUSEU?!

Dia 11 de março às 10h na sala 004 do bloco G4 da UNICAP teremos a defesa pública da dissertação de Juane Braúna Alves, intitulada “O SAGRADO É MUSEALIZÁVEL? UMA ANÁLISE DE MUSEUS DE ARTE SACRA DO NORDESTE”. Participante do nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões e orientada pelo professor Gilbraz Aragão, Juane vem da museologia e tem se envolvido no Programa de Ciências da Religião no trabalho acadêmico para subsidiar o Ecoparque das Religiões em Olinda, com estudos aprofundados sobre Religiões Comparadas. A banca do seu mestrado será composta, além do professor Gilbraz, pelos doutores José Afonso Chaves (UNICAP) e Emanuela Sousa Ribeiro (UFPE).

Juane Braúna é graduada em Museologia pela Universidade Federal de Pernambuco, tem especialização em Teologia e Pensamento Religioso (FAMEESP) e cultiva interesse em conservação de acervos históricos, arte sacra, antropologia da religião e história da arte. A sua dissertação em Ciências da Religião agora, com quase 200 páginas, reflete sobre a arte sacra como parte integrante do culto católico, que desempenha um papel substancial na cultura e na formação do patrimônio religioso do Brasil, especialmente no Nordeste, onde o catolicismo se entrelaça na identidade cultural. Com o tempo, muitos objetos sagrados, que tinham funções nos cultos, foram deslocados para o ambiente expositivo, alterando seu contexto e percepção.

A dissertação, pois, investiga como esses objetos religiosos, originalmente usados em rituais litúrgicos, são musealizados em museus de arte sacra. Essa observação foi realizada a partir de estudos de caso em três instituições nordestinas: o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Olinda-PE), o Museu de arte Sacra escritor Maximiano Campos (Goiana-PE) e o Museu de Arte Sacra de Salvador (Salvador-BA). Analisando as exposições de longa duração desses museus, a pesquisa pretendeu entender de que forma esses objetos estão sendo expostos, contextualizados e inseridos no discurso museológico. Dessa forma, investigou-se como o patrimônio religioso, ao ser retirado de seu contexto original e apresentado nos museus, tem sua percepção e valorização alterados.

A dissertação explora o conceito de mudança de estatuto do objeto, trazido por Zybnek Stransky, propondo um aprofundamento sobre o que se perde e o que se ganha quando os objetos religiosos deixam de cumprir sua função litúrgica e passam a ser musealia, objeto de museu. Para tanto, a pesquisa se baseou em uma revisão bibliográfica de autores das áreas da Museologia e das Ciências da Religião, com o intuito de analisar as implicações do processo de musealização nas três instituições selecionadas.

Juane no Seminário do Grupo de Estudo do Observatório – out/24

(titular externo)

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