BRINCAR PELA PAZ

Neste 27 de fevereiro de 2025, antes da abertura oficial do carnaval em Pernambuco, teve lugar através da internet a defesa da tese em Ciências da Religião na UNICAP de Raimundo Valmir de Oliveira, intitulada “Paz, Conflito e Violência Escolar: estratégias educacionais no Ensino Religioso para promover a cultura de paz”. A Banca Examinadora foi constituída pelos Professores Doutores: Luiz Carlos Luz Marques e José Afonso Chaves, da Universidade Católica de Pernambuco (titulares internos); Célia Maria Ribeiro de Vasconcelos, do Instituto Federal de Pernambuco e Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho, da Universidade Federal de Pernambuco (titulares externas) e Gilbraz de Souza Aragão, orientador do doutorando – que teve como coorientadora a Profa. Dra. Eliane Maria de Vasconcelos, da UFPE.

Raimundo vem da área de saúde e, em tempos de peste e de vermes, na saúde pública e na política brasileira, ingressou no PPGCR da Católica e se tornou participante assíduo das reuniões das quartas do Grupo de Estudo do nosso Observatório Trandisciplinar das Religiões no Recife, coordenado pelo Prof. Gilbraz. Com todas as dificuldades do período pandêmico e das violências ao sistema educacional perpretadas pela Extrema Direita no poder, além das investidas contra a laicidade republicana que persistem em um clima de Guerra Cultural, a pesquisa de Raimundo prosperou gerando uma tecnologia educacional: ele desenhou, experimentou, validou cientificamente e propôs desdobramentos de um jogo para ajudar a traduzir as pesquisas críticas sobre as espiritualidades humanas em uma aprendizagem lúdica de promoção da cultura de paz no Ensino Religioso. A tese, pois, com mais de 300 páginas, contextualiza os desafios para a paz nas escolas, apresenta o percurso científico da construção de um brinquedo para problematizar os (des)encontros entre religiões e espiritualidades para uma convivência cidadã, além de aprofundar teoricamente a aplicação pedagógica das Ciências da Religião.

Paz, conflito e violência são conceitos interdependentes que impactam as dinâmicas escolares. Para construir uma cultura de paz no ambiente escolar, é essencial transformar conflitos de maneira não violenta, utilizando-os como oportunidades pedagógicas. O Ensino Religioso é apresentado como um espaço propício para essa abordagem, uma vez que a Base Nacional Comum Curricular orienta a formação ética nesse componente curricular, sem proselitismo e com respeito à diversidade religiosa e cultural. Assim, práticas pedagógicas dinâmicas tornam-se fundamentais para a aprendizagem, oferecendo diversas possibilidades para engajar o estudante como protagonista de sua própria aprendizagem, tornando os conteúdos mais significativos e contribuindo para a transformação da realidade de conflitos e violências presentes no ambiente escolar.

Diante da necessidade de metodologias inovadoras, foi desenvolvida e validada a tecnologia educacional lúdica “Na Trilha da Paz”, um jogo de tabuleiro que auxilia o ensino da cultura de paz e da não violência. Sua validação ocorreu em duas etapas: a primeira, com 22 juízes especialistas, apresentou um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global de 0,98 (98%), indicando alta adequação dos conteúdos, aparência e aplicabilidade do jogo. O Índice de Validade de Conteúdo Global (S-CVI) alcançou 0,99 (99%), demonstrando forte concordância entre os avaliadores quanto à aplicabilidade do jogo. Esse resultado indica que a maioria dos especialistas considerou os elementos avaliados como consistentes e adequados aos objetivos propostos, destacando o potencial do jogo para ser utilizado como uma ferramenta pedagógica eficaz. As sugestões dos juízes foram incorporadas, ajustando-se conteúdo, linguagem e
aparência.

A partir do Teste Binomial foram selecionados dois itens para revisão/modificação, sendo esses itens do componente de aparência. Na segunda etapa, 12 estudantes do Ensino Fundamental II participaram de um teste piloto para validação semântica. As adaptações sugeridas garantiram maior alinhamento aos objetivos pedagógicos, e a abordagem lúdica mostrou-se eficaz ao engajar os alunos na discussão sobre mediação de conflitos e estratégias de não violência. Durante a experiência, os alunos demonstraram maior engajamento nas discussões sobre mediação de conflitos e estratégias de não violência, evidenciando que a abordagem lúdica favorece a internalização dos valores essenciais à cultura de paz. O jogo atua como ferramenta pedagógica na educação para a paz, no Ensino Religioso, suprindo a escassez de recursos lúdicos na área.

A construção do jogo, na linha de uma educação sobre as religiões metodologicamente calcada na experiência intersubjetiva, responde aos desafios do Ensino Religioso, fundamentando a aprendizagem no conhecimento e superando os modelos catequético e teológico para alinhar-se às Ciências da Religião. Os resultados evidenciam que “Na Trilha da Paz” é um recurso metodológico inovador para o Ensino Religioso, permitindo ao professor mediar aprendizagens significativas sobre paz, conflito e violência. Conclui-se que essa tecnologia educacional pode contribuir para a construção de uma cultura de paz na escola, promovendo relações interpessoais mais pacíficas e democráticas. E aprovada por unanimidade, a tese de Raimundo deve render boas intervenções no sistema educacional, além de versões do seu jogo de tabuleiro para o mundo digital: nosso Observatório das Religiões estará junto nesses desdobramentos!

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