LUTERO E O CATOLICISMO ATUAL

No dia 7 de novembro a partir das 10h, aqui pela internet, o professor Arthur Jordan de Azevedo Toné (foto ao lado), participante do nosso Observatório Transdisciplinar das Religiões, vai defender a sua dissertação no Programa de Pós-graduação em Teologia da UNICAP, com o título “A significação da eclesiologia de Lutero no catolicismo atual”. Na banca, além do professor Gilbraz Aragão, seu orientador, a professora Rita Maria Gomes, coordenadora do PPGTEO-UNICAP, e o professor Sérgio de Souza Resende, do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro.

Arthur Jordan é professor do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE). É Doutorando (2021-2024) em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo Mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) e Bacharel em Engenharia Civil nessa mesma instituição. Além disto, está concluindo o Mestrado em Teologia na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), sendo Bacharel em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). No campo dos estudos de religião, realiza pesquisas sobre teologia sistemática católica, temas fronteiriços entre a teologia e a filosofia, diálogo ecumênico e interreligioso, com enfoque nos seguintes tópicos: análise do pensamento e da obra de Martinho Lutero sob a ótica católica ecumênica, análise dos diálogos teológicos com as igrejas cristãs oriundas da Reforma, fundamentos filosóficos da teologia do século XVI, análise dos pontos em comum entre os documentos simbólicos católicos e os documentos confessionais das igrejas cristãs.

Na pesquisa para o Mestrado, Arthur defende que a unidade eventual entre católicos e luteranos somente terá algum significado se houver uma compreensão cabal das dificuldades existentes no tempo da Reforma, tanto dos conflitos doutrinais quanto do contexto interpretativo oriundo da atividade de Martinho Lutero. As pesquisas acadêmicas empreendidas nas últimas décadas têm fornecido uma imagem mais clara do seu pensamento, e isto favoreceu os consensos obtidos nos diálogos oficiais entre a Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial.

Dentre as questões que permanecem em aberto nesse diálogo encontram-se aqueles relacionadas com a natureza e as propriedades da Igreja (eclesiologia fundamental). A pesquisa, pois, pretendeu identificar os pontos de convergência entre o pensamento eclesiológico de Lutero e a eclesiologia fundamental católica na constituição dogmática Lumen Gentium e no decreto Unitatis Redintegratio do Concílio Vaticano II, visando contribuir para avançar o diálogo ecumênico oficial sobre o tema.

Para isto, a natureza sacramental da Igreja proposta pelo Concílio foi analisada a partir dos conceitos de sacramentum tantum, res et sacramentum e res tantum da teologia sacramental, e, fazendo uso das normas de interpretação teológica, identificaram-se o grau de autoridade desse ensinamento conciliar e o limite de um pluralismo teológico católico verdadeiro. Este limite permitiu posteriormente identificar onde havia consenso entre a eclesiologia católica e a de Lutero. Quanto ao pensamento deste, analisou-se quatro de suas principais obras eclesiológicas, sintetizando-as em um todo unitivo a partir da sua confissão de fé de 1528.

Foram identificados oito pontos de consenso entre a eclesiologia fundamental católica e a de Lutero, alguns dos quais não foram tratados suficientemente nos diálogos ecumênicos oficiais. Fundando-se neles, foram sugeridas oito propostas práticas para transformar em uma realidade concreta o que a análise teológica alcançou pela reflexão. Verificou-se que a analogia sacramental em relação à natureza da Igreja é um ensinamento não-definitivo do Magistério ordinário e universal, e que ela condiz com o pensamento de Lutero naqueles oito pontos de consenso.

Constatou-se, por fim, que a analogia do mistério da encarnação é mais conveniente que a da relação entre corpo e alma proposta por Lutero para explicar como se coadunam entre si a visibilidade e invisibilidade na Igreja. A caminhada ecumênica poderá ser beneficiada por esta pesquisa, seja porque elenca propostas para transformar em experiência prática de formação e vivência cristã os consensos obtidos, seja porque serve para purificar a memória dos cristãos católicos a respeito do pensamento de Lutero naqueles pontos de concórdia.

Saiba mais sobre Lutero e a Reforma por aqui.