RELATÓRIO SOBRE O MUSEU DAS RELIGIÕES

O Simpósio “Francisco – o Santo, o Papa e o Parque”, nos dias 10 e 11 de outubro, apresentou os passos da concepção de um museu das tradições espirituais em Olinda: o Eco Parque das Religiões, onde franciscanos e jesuítas se unem para apoiar o projeto de educadores de Pernambuco em vista da promoção da ecologia e do amplo ecumenismo. O evento buscou discutir esses passos com estudiosos e membros de organizações culturais do estado: aconteceu no Convento franciscano de Olinda e no prédio da Pós-graduação da jesuítica Universidade Católica de Pernambuco, em Recife, incluindo visita ao sítio que abrigará o museu e um sarau no Convento, além de um dia de reflexões no campus da Universidade, sobre o conceito arquitetônico e as perspectivas de curadoria do museu.

A temática do projeto aponta para uma espiritualidade transreligiosa em vista do cuidado com a Casa Comum, o que aproxima os carismas e as forças de dois grandes santos, Francisco e Inácio, que se refletem na imagem do Papa Francisco, personificando os dois enquanto jesuíta que escolheu o nome de Francisco. O Simpósio ampliou o debate sobre o museu acerca das religiões com a comunidade acadêmica e os representantes da sociedade, buscando pensar sobre a concepção do Eco Parque, sobre o conceito arquitetônico do projeto e sobre as temáticas transversais de religiões e religiosidades que devem inspirar a produção de objetos digitais nas suas exposições.

O relatório do encontro, que acaba de sair, foi preparado pela equipe do nosso Observatório das Religiões e tem 56 páginas: a primeira parte, com estudos preparatórios, traz fundamentações para o projeto a partir da museologia do sagrado; a segunda parte resenha as atividades desenvolvidas durante o Simpósio, fazendo memória da sua programação e comissões envolvidas; e a terceira parte apresenta as aplicações temáticas para a expografia do museu, desde a história e teologia comparadas das religiões. O relatório termina apresentando as referências bibliográficas que estão embasando o projeto do Eco Parque das Religiões, além de trazer, nos anexos, uma compilação de fotos do Simpósio e um extrato do conceito arquitetônico do museu. É um tijolo importante, para fundamentação e aprofundamento do projeto junto aos parceiros, na construção desse equipamento pedagógico e cultural em Pernambuco.

Baixe por aqui o Relatório do Simpósio

e deixe suas sugestões para o museu aí embaixo nos comentários!