RACISMO (TAMBÉM) RELIGIOSO

O Programa TV Direitos Humanos, na Internet e nas TVs públicas, lançou uma edição sobre “Racismo Religioso”. O jornalista Dell Souza recebe o professor e pesquisador Gilbraz Aragão, dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Religião e em Teologia da Unicap. O programa conta também com a participação do advogado e cientista político Manoel Moraes, coordenador da Cátedra Unesco/Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Câmara. Lembrando que o TVDH tem intérpretes de Libras na equipe, trabalho que nesta edição foi feito por Heline Lemos.

Na matéria de abertura, a repórter Isadora Cavalcanti mostra a cartilha “Respeito é Sagrado, produzida por vereadoras negras do Recife. No Fala Povo, a repórter Mariana Chagas foi às ruas com a pergunta: quando se fala de racismo religioso o que vem à sua mente? No quadro Educar para os Direitos Humanos, respondemos à dúvida de quem nos acompanha.

O professor Gilbraz começou a entrevista tratando de sua participação, em outubro passado, junto com uma coalizão de estudiosos da religião, da Assembleia da Organização dos Estados Americanos (0EA), em Lima. Foram assessorar a discussão sobre liberdade religiosa e de convicção, que se realizou ali e deve balizar os posicionamentos dos países americanos em políticas sobre laicidade e diversidade. Como um resultado dessa militância, saiu a Declaração da Secretaria-Geral da OEA sobre a promoção e proteção da liberdade de religião ou crença, alinhada com a proposta progressista e que desautoriza o uso da liberdade de convicção e crença para o proselitismo intolerante, que entre nós é muito classista e racista…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *