PROMOVENDO CO-EXISTÊNCIA

Estamos lançando uma versão de trabalho da “Cartilha de Combate à Intolerância Religiosa no Recife”. Ela foi produzida pelos estudantes e professores do Eixo Diálogo Inter-religioso da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos da Unicap, em articulação com o Observatório Transdisciplinar das Religões no Recife e parceria com o Fórum Diálogos da Diversidade Religiosa em Pernambuco e a Licenciatura em Ciências da Religião da Escola de Educação e Humanidades da Universidade Católica de Pernambuco.

O livrinho esclarece conceitos e atitudes muito importantes pra gente enfrentar a intolerância e promover o respeito à diversidade religiosa em nossa região. Traz reflexões sobre Liberdade Religiosa (que não é sinônimo de um pretenso direito absoluto ao proselitismo), avança no aprofundamento sobre o que é Diversidade Religiosa, Intolerância Religiosa e Racismo Religioso; apresenta as discussões sobre a Laicidade do Estado e o Diálogo Inter-religioso, além de cartografar um Mapa Temático de Denúncias e Enfrentamentos e indicar os Canais de Denúncia sobre a intolerância na Região Metropolitana do Recife.

Então, esperamos que educadores e animadores envolvidos com a vivência espiritual e os estudos de religião apreciem o serviço voluntário que estamos fazendo para favorecer o combate à intransigência religiosa e a promoção da coexistência entre fés religiosas (e também não ou pós religiosas) em Pernambuco e na região. Todo pitaco é bem-vindo para finalizarmos a cartilha com mais perspicácia e efetividade. Tamos juntos por aí, seguindo o espírito do tempo, de diversidade e diálogo!

Baixe por aqui a Cartilha de Combate à Intolerância

Veja por aqui outras publicações do Observatório