APOIO A POVOS ORIGINÁRIOS

Neste próximo sábado, dia 21 de janeiro de 2023, o Fórum Diálogosda Diversidade Religiosa em Pernambuco, em comemoração ao Dia Mundial das Religiões e ao Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa, convida a todos para participarem de uma Roda de Danças da Paz Universal, que acontecerá na Aldeia Marataro Kaeté do povo originário denominado “Karaxuwanassu”, formado por famílias de indígenas aqui de Pernambuco e região, mas também refugiadas da Venezuela, que estão assentadas próximo ao Engenho Monjope, em Igarassu.

Ocupação de indígenas em terreno da prefeitura de Igarassu, foto: Reprodução/TV Globo

As famílias afirmam que ocuparam a área, antiga terra indígena, depois de receberem uma orientação espiritual de encantados, que são entidades ancestrais. As lideranças do Fórum Diálogos entendem ser importante expressar apoio a esses povos e à sua luta por direito à terra e à manutenção de suas tradições, nesse dia tão significativo para o combate à intolerância religiosa e afirmação do pluralismo cultural.

Na manhã do próximo sábado, dia 21 de janeiro, às 10h, estaremos nos irmanando, então, aos nossos amigos indígenas, nos confraternizando espiritualmente com a celebração de uma Roda de Danças da Paz Universal, e sustentando nosso respeito à diversidade de culturas e o direito de professarmos nossas tradições de fé, bem como apoiando a luta dos povos originários por terra e dignidade, com paz e bem viver.

A legislação sobre intolerância religiosa vem sendo aperfeiçoada, mas não basta a medicina curativa: precisamos de medicina preventiva, de educação para a empatia e coexistência. Todos estão convidados a se juntar aos integrantes do Fórum Diálogos de Pernambuco e reafirmar a importância de vivermos em harmonia, com respeito humano às culturas diferentes e direitos socioambientais garantidos para todos. Sejam bem-vind@s!

Resumindo:

  • Evento: RODA DE DANÇAS DA PAZ, em celebração ao Dia Mundial das Religiões e ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
  • Data: Sábado, 21 de janeiro de 2023, às 10h.
  • Local: Aldeia Marataro Kaeté, no Polo Ginetta, Estrada do Monjope, em Igarassu-PE.
  • Sugestão fraterna: levar um kg de alimento pra cozinha comunitária da resistência indígena.

Mais sobre o Fórum Diálogos

Dia de Combate à Intolerância 2022

Cartilha sobre Liberdade Religiosa

Relatório sobre Intolerância Religiosa

1 comentário Adicione o seu

  1. Pingback: RELIGIÕES E PAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *