DESAFIOS DOS FUNDAMENTALISMOS

Atenção gente: o nosso III Seminário “Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidade Religiosa e Diálogo” foi suspenso por conta da pandemia, mas vem sendo preparado com esmero (baixe aqui o livro com as principais colaborações pro evento) e acontecerá, agora online, desde a Universidade Católica de Pernambuco mas com participações de várias partes do país, de 17 a 19 de novembro de 2021.

Ele pretende reunir pessoas comprometidas com o estudo e o enfrentamento dos fundamentalismos religiosos. As inscrições são gratuitas para pesquisadores e militantes envolvidos com a temática e certificados serão entregues a quem participar integralmente do encontro virtual, que será transmitido pelo YouTube da UNICAP.

Vamos conversar sobre o fenômeno de evangélicos e católicos fundamentalistas, que são concorrentes no mercado religioso, mas unem-se “ecumenicamente” contra o ecumenismo e o diálogo entre as religiões e sobretudo com as tradições afro-indígenas, contra imigrantes e especialmente muçulmanos, unem-se pela catequese cristã nas escolas e contra o “ensino religioso” laico e republicano, pela “liberdade religiosa” entendida como direito ao proselitismo intolerante e à ocupação do espaço público pela “bíblia”. Quer pensar sobre isso?

Veja a programação completa e faça sua inscrição por aqui.