O objetivo do Grupo de Estudos, coordenado pelo professor Gilbraz Aragão, é colaborar para a ampliação e renovação da racionalidade sobre o fato religioso e o diálogo entre culturas e religiões, através da metodologia transdisciplinar. A sua lógica do “terceiro incluído”, quando debruçada sobre o fenômeno das religiões e as contradições que surgem do seu pluralismo, remete à busca de um outro nível de realidade, àquela “ética do amor”, que pode religar crentes antagônicos em uma fé que se faz ato e permite, ainda que mística e silenciosamente, o acesso ao “sagrado”, entre e além.
A hipótese da pesquisa desenvolvida é de que, na práxis de inclusão desse “terceiro”, como esclarece a lógica transdisciplinar, o diálogo entre as religiões e suas contradições pode encontrar seu critério primeiro (no “outro”, excluído) e derradeiro (no mistério divino da realidade), critério de vivacidade e de verificação. Para comunicar e discutir as suas reflexões nessa linha, o Grupo, que existe desde 2005, tem oferecido cursos de extensão e seminários em simpósios, além de se encontrar com grupos congêneres no Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo, em sessões nos principais congressos do campo dos estudos de religião. E também desenvolve, claro, atividades regulares de estudo na UNICAP:
Grupo de Estudos sobre Transdisciplinaridade
e Diálogo entre Culturas e Religiões
…
ENCONTROS PESSOAIS COM O COORDENADOR
No gabinete E1 do 8º andar do bloco G4 da UNICAP. Nas terças-feiras, das 15 às 18 horas.
Temos vários mestrandos e doutorandos em Ciências da Religião envolvidos na pesquisa “Transdisciplinar e transreligioso: a lógica do Terceiro Incluído e a metodologia do diálogo intercultural e inter-religioso”. Junto com eles e com os graduandos de Iniciação Científica, os quinze participantes do Grupo de Estudos são convidados à partilha das suas inquietações, leituras e descobertas, de maneira personalizada, com o coordenador. Tais encontros visam a uma maior adequação dos estudos aos interesses e capacidades pessoais dos interessados, bem como à repartição equitativa de tarefas complementares na construção de um saber coletivo. Por meio desses encontros são feitas propostas de estudo da bibliografia e se realiza o acompanhamento desse processo.
REUNIÕES PRESENCIAIS DO GRUPO
No Laboratório do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da UNICAP (8º andar do bloco G4). Nas quartas-feiras, das 17 às 18 horas.
Os encontros presencias visam o debate dos estudos e pesquisas realizados a partir da bibwebliografia partilhada sobre o tema, seguindo a seguinte dinâmica: exposição introdutória e contextualizadora do professor; partilha das leituras/experiências realizadas pelo grupo de estudantes/pesquisadores; e debate avaliativo e provocativo. A temática se distribui em assuntos subsequentes nesta ordem: uma viagem entre religião e ciência, teologias e física; resgate do método científico transdisciplinar (física e níveis da realidade, teoria da complexidade, lógica do terceiro incluído); modo de usar a transdisciplinaridade nas teologias (lógica formal e diálogo nas tradições religiosas, metodologia transdisciplinar e atitude transreligiosa, transdisciplinaridade e metodologia teológica); sobre os santos e os orixás, pontes entre religião e cultura no Recife. Veja referências para o estudo da transdisciplinaridade por aqui.
REUNIÕES VIRTUAIS NA INTERNET
Pela Sala de bate-papo do Grupo no Teleduc/UNICAP. Mensalmente, nos primeiros sábados de cada mês, das 21 às 22 horas.
O nosso grupo desenvolve um ambiente virtual de estudo no Teleduc, que é um sistema de salas de aula virtuais utilizado, entre outras, pela Universidade Católica de Pernambuco. Através deste sistema, em regime de parceria e cooperação com todos os envolvidos, é possível publicar documentos, compartilhar materiais didáticos e agendar atividades com estudantes e pesquisadores, criando uma extensão dos encontros presenciais na Web. A sala virtual do grupo está ativa e interativa por aqui.
TEXTO DE REFERÊNCIA
Para os interessados em participar das atividades do Grupo de Estudos, sugerimos a leitura prévia do artigo “Teologia, transdisciplinaridade e física: uma nova lógica para o diálogo inter-religioso”.
Resumo: demarcamos no artigo os pressupostos epistemológicos para uma teologia do diálogo inter-religioso, que pretendemos esboçar em parceria crítica com o nosso Grupo de estudos e pesquisas. Ela deverá ser fecundada pela teoria da complexidade – que vem sendo desenvolvida por Basarab Nicolescu e o seu Centro Internacional de Pesquisas Transdisciplinares. Apresentamos aqui a sua “lógica do Terceiro Incluído” e buscamos o modo de usar a transdisciplinaridade na teologia e no seu aporte ao diálogo entre as culturas e as religiões. Baixe o texto por aqui.
Programações
Programação 2015
Programação 2015.2
Programação 2016
Programação 2016.2
Programação 2017
Programação 2017.2
Programação 2018
Programação 2019
Programação 2020
Programação 2021
Programação 2022
Programação 2023
Programação 2024
..
..
