1. Grupo de Estudo
O Grupo de Estudo sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, coordenado desde 2005 pelo prof. Gilbraz Aragão na UNICAP, reúne-se a partir de 9 de março, nas quartas-feiras, das 17 às 18h30, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (8º andar do bloco G4) e é aberto à participação de pesquisadores, doutorandos, mestrandos e também a graduandos interessados na iniciação científica, além de militantes do diálogo inter-religioso.
Nas reuniões semanais do Grupo os participantes compartilham o andamento de suas pesquisas e depois prosseguem com o estudo de uma obra: neste primeiro semestre vamos discutir o dossiê “Desafios do Pluralismo Religioso” da Revista Horizonte. A consciência sobre a legitimidade do pluralismo não é muito antiga, tendo emergido somente no século XX. Apesar de se conviver ao longo da história com outras tradições e formas religiosas diferentes, o “outro” não era acolhido e raramente era respeitado em sua dignidade.
E agora, com os conhecimentos históricos e antropológicos que desenvolvemos, pode-se pensar, por princípio filosófico, em pluralismo religioso? E também, neste mundo globalizado, é possível se vislumbrar uma espiritualidade (e teologia) trans-religiosa? Essas questões estarão sobre a mesa – quase sempre acompanhadas por café e bolo, com direito a uma vista bonita do crepúsculo no Recife…
2. Fórum Inter-religioso
O Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório, articula desde 2007 uma série de encontros com animadores das tradições espirituais da região, para re-conhecimento humano e exercício de tolerância cultural, para refletir sobre a veneração pluralista do sagrado e ensaiar uma mística trans-religiosa.
Na esteira dessa experiência, que acontece normalmente na segunda segunda-feira de cada mês no auditório do CTCH (1º andar do bloco B) da UNICAP, das 17 às 18h30, está surgindo inclusive uma exitosa rede de Fóruns Inter-religiosos nas Escolas de Pernambuco.
Após estudar as principais religiões no Recife e também aprofundar temáticas transversais às grandes tradições espirituais, o Fórum da UNICAP está se debruçando agora sobre os desafios teóricos, fenomenológicos e hermenêuticos, para a compreensão crítica e engajada da nossa religiosidade:
Dia 11 de abril: Devoções da religião popular: ontem e hoje. Participação de Artur Tavares, Sylvana Brandão, Gilvan Neves, Priscila Alcon…
Dia 9 de maio: Novos movimentos religiosos: reinventando o velho sagrado. Participação de Karina Oliveira, Constantino Melo, Carlos Vieira…
Dia 13 de junho: Diálogos trans-religiosos: outras tecnologias, novas espiritualidades? Participação de Luca Pacheco, Véronique Donard, Davi Barbosa…
As comunicações apresentadas e debatidas no Fórum irão compor novo volume da série de livros do nosso Grupo (saiba mais por aqui).
3. Encontros e Seminários
A equipe do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife está envolvida igualmente na animação de vários eventos relacionados ao diálogo, em parceria com outros grupos universitários e de educação comunitária:
Coexistência religiosa – dia 21 de março, 19h30. Debate com Gilbraz Aragão no Programa Opinião Pernambuco da TV Universitária no Recife.
Intolerância religiosa e espaço público – dia 22 de março, 19h. Palestra e debate com Gilbraz Aragão e grupo de estudo no Curso de História da UPE em Nazaré da Mata.
Unidade na diversidade – dia 11 de maio, 18h. Semana de Oração pela Unidade, promovida pelo CONIC, na Capela da UNICAP.
Sagrado e arte em Brennand – dia 14 de maio, 7 às 13h. Peripateia das Religiões: visita coordenada por Artur Tavares à Oficina Brennand no Recife.
Pluralismo religioso – dia 27 de maio, 9h. Palestra de Dom Sebastião Armando, bispo anglicano, na UNICAP.
Diálogo inter-religioso e educação – 10 e 11 de junho. Seminário de Gilbraz Aragão e grupo do Observatório na UNICAP.
Ecumenismo e Diálogo – 19 de junho. Assessoria aos Catequistas católicos na Matriz da Várzea no Recife.
4. Congressos e Comunicações
Nossa equipe também atua em rede com outros Núcleos de pesquisa e Observatórios de estudo da diversidade cultural e do diálogo entre as religiões. Até o momento, representações do nosso grupo estão garantidas nos seguintes eventos acadêmicos:
15 e 16 de março – Seminário do Grupo de Pesquisa Espiritualidades Contemporâneas, Pluralidades Religiosas e Diálogo na UMESP – São Paulo.
28 a 31 de março – Journée de Théologie Pratique – Dialogue Interreligieux na Université LAVAL – Canadá.
25 a 28 de abril – Colóquio Internacional Mobilidades e Interculturalidade no Convento dos Franciscanos – Olinda.
27 a 29 de abril – Conferência Nacional dos Direitos Humanos – Brasília.
26 a 29 de maio – Simpósio Brasileiro Justiça Social e Espiritualidades na ISJC/ES – São Paulo.
11 a 15 de julho – Congreso Internacional ODREC sobre Diversidad Religiosa y de las Culturas (inscrição de comunicações até 8 de abril) na Universidad San Buenaventura – Colômbia.
12 a 14 de julho – Congresso da SOTER (inscrições de comunicações em nosso GT até 15 de maio) na PUCMINAS – Belo Horizonte.
8 a 10 de setembro – Congresso Nordestino de Ciências da Religião na UNICAP – Recife.
13 e 14 de outubro – Colóquio do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos na UNICAP – Recife.
5. Participação em Comissões
O Observatório das Religiões no Recife, através de representações dos seus membros, participa ativamente de articulações e serviços, nacionais e regionais, de promoção do diálogo e do ecumenismo:
– Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Brasil, que inspira o Programa de TV e WEB Entre o Céu e a Terra.
– Equipe de Reflexão da Comissão Episcopal de CEBs e Laicato da CNBB.
– Comissão de Pastoral para Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese de Olinda e Recife, que anima o Programa de Rádio Formação Cristã, às terças-feiras.
– Fórum Diálogos – Associação civil para Promoção da Diversidade Religiosa em Pernambuco.
– Observatorio de la diversidad religiosa y de las culturas en América Latina y el Caribe.