Grupo de Estudo
O Grupo de Estudo sobre Transdisciplinaridade e Diálogo, coordenado desde 2005 pelo prof. Gilbraz na UNICAP, reúne-se a partir de 8 de março, nas quartas-feiras, das 17 às 18h, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (8º andar do bloco G4) e é aberto à participação de pesquisadores, doutorandos, mestrandos e também a graduandos interessados na iniciação científica, além de militantes do diálogo inter-religioso. Os membros que estão registrados no Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo devem, ao menos, participar de 1/3 das reuniões e apresentar uma produção acadêmica anual.
Nas reuniões semanais do Grupo os participantes compartilham o andamento de suas pesquisas e depois prosseguem com o estudo de uma obra: neste semestre vamos amarrar a discussão do livro E se Deus fosse um ativista dos direitos humanos, de Boaventura de Sousa Santos. Ele apresenta o desafio de uma tradução intercultural das teologias políticas, tratando de vincular uma concepção contra hegemônica do movimento de direitos humanos aos grupos religiosos libertários de várias tradições espirituais. Aprofundamos a questão porque nosso tempo turbulento de transformação sociopolítica, em que o fator religioso tem sido decisivo, demanda um maior envolvimento crítico dos estudiosos de religião no espaço público.
E decidimos que em seguida vamos estudar o livro Campos de sangue, religião e a história da violência, de Karen Armstrong. No Brasil e pelo mundo crescem os casos de intolerância e violência relacionados à religião, aumentam as tensões entre laicidade e religiosidade, mas a obra nos conduz a uma viagem pela história das maiores religiões, mostrando que elas não são a causa desses problemas. Trabalhando com foco na abordagem histórica e com abertura interdisciplinar, o livro vai nos ajudar a repensar o conceito de religião, idealmente associada a justiça e paz, através dos seus vínculos com o avesso disso: a violência.
Fórum Inter-religioso
O Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório, articula desde 2007 uma série de encontros com animadores das tradições espirituais da região, para re-conhecimento humano da fé e exercício do respeito à diversidade de suas expressões, para reflexão sobre a vivência pluralista do sagrado e ensaio de uma mística trans-religiosa. Após estudar as principais religiões no Recife e também aprofundar temáticas transversais às grandes linhagens, o Fórum da UNICAP está se debruçando agora sobre os desafios teóricos, fenomenológicos e hermenêuticos, para a compreensão crítica e engajada da nossa religiosidade: hoje em dia, o que é mesmo sagrado em nossas cidades?!
Dia 10 de abril: Transformações religiosas no Brasil: para além do Censo. Participação de Vanessa do Carmo, Mailson Cabral, Karina Oliveira…
Dia 8 de maio: Direitos humanos e espiritualidades: interfaces. Participação de Mailson Souza, Maria Lúcia dos Prazeres, Luisa Farias e Rayane Marinho…
Dia 12 de junho: A fé do povo: exercícios de religião comparada. Participação de Gilvan Neves, Silvério Pessoa, Maximilien de la Martiniere.
Os encontros são normalmente em dias de segunda-feira, das 17 às 18h30, na Sala de Teleconferências (térreo do bloco G4) da Universidade. As comunicações apresentadas e debatidas no Fórum irão compor novo volume da série de livros do nosso Grupo (saiba mais por aqui).
Encontros e Seminários
A equipe do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife está envolvida igualmente na animação de vários eventos relacionados ao diálogo, em parceria com outros grupos universitários e de educação comunitária:
Intolerância religiosa no Brasil: situação atual e perspectivas de enfrentamento – 21 de janeiro, participação evento em rede do CNRDR.
Memória das vítimas do Holocausto – 27 de janeiro, participação em cerimônia na Sinagoga kahal zur israel, Recife.
Diálogo inter-religioso e justiça socioambiental – 16 e 17 de fevereiro, participação em encontro do Observatório Nacional dos Jesuítas, Brasília.
Relendo a Reforma do cristianismo – 20 a 22 de fevereiro, participação em Colóquio Internacional de Ecumenismo, Florença.
II Seminário do Grupo de Pesquisa Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo – 14 e 15 de março, na UMESP.
Territorialidade e pluralismo religioso – 20 de março às 15h30, banca do mestrado de Maria Vanessa do Carmo, na UNICAP.
Religião e espaço público: o discurso político do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa – 27 de março às 10h, banca do mestrado de Mailson Fernandes de Souza, na UNICAP.
Internet e desafios da evangelização – 31 de março às 10h, banca do mestrado de Davi Daniel Barbosa, na UNICAP.
Reconstrução do católico na internet – 31 de março às 16h, roda de conversa com o prof. Dr. Moisés Sbardelotto, sala 305 do bloco G4 da UNICAP.
Diálogo inter-religioso: passos e impasses – 10 de abril às 20h30, participação no Programa Opinião Pernambuco (TVU-UFPE).
Desafios e perspectivas do diálogo inter-religioso – 16 de maio às 19h, palestra na UNISINOS.
Israel e Palestina: geopolítica e religiões, conflito e paz – 25 de maio às 15h, palestra e debate com André Lajst, anfiteatro 3º andar do bloco G4 da UNICAP.
Diálogo inter-religioso e educação transdisciplinar – 8 e 9 de junho, seminário na UFPB.
—
Religiões em Reforma – 10 a 13 de julho, participação do Grupo de Pesquisa no Congresso da SOTER, Belo Horizonte.
Novas fronteiras do Ensino Religioso – 14 e 15 de agosto, seminário com Sérgio Junqueira e GPER, na UNICAP.
Religião, migração e mobilidade – 13 a 15 de setembro, participação do Grupo de Pesquisa no Congresso da ANPTECRE, Goiânia.
Atualidade da Reforma – 8 a 10 de novembro, participação do Grupo de Pesquisa no Congresso Internacional do Projeto A herança da Reforma, na UNICAP.
Participação em Comissões
O Observatório das Religiões no Recife, através de representações dos seus membros, participa ativamente de articulações e serviços, nacionais e regionais, de promoção do diálogo e do ecumenismo:
– Comitê de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que inspira o Programa de TV e WEB Entre o Céu e a Terra. Participação de Rosália.
– Equipe de Reflexão da Comissão Episcopal de Comunidades de Base e Cristãos Leigos da CNBB.
– Comissão de Pastoral para Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese de Olinda e Recife, que anima o Programa de Rádio Formação Cristã, às terças-feiras. Participação de Artur.
– Fórum Diálogos – Associação civil para Promoção da Diversidade Religiosa em Pernambuco. Participação de Constantino e Karina.
– Observatorio de la diversidad religiosa y de las culturas en América Latina y el Caribe.