CATÓLICO NA INTERNET: E AÍ?!

Moisés Sbardelotto é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais, com estágio doutoral na Università di Roma “La Sapienza”, na Itália. É autor de “E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet” (Editora Santuário, 2012). Colunista das revistas “Família Cristã” e “O Mensageiro de Santo Antônio”, colabora também com o Instituto Humanitas Unisinos (IHU).

Moisés defendeu tese de doutorado sobre o católico nas redes sociais: com o avanço da midiatização digital, a Igreja Católica e a sociedade em geral desenvolvem novas modalidades de comunicação na internet, em que se constitui uma diversificada e difusa rede de relações entre símbolos, crenças e práticas. A tese analisa, então, como se organizam os processos midiáticos de circulação do “católico” em redes comunicacionais online, que emergem em plataformas sociodigitais, como Facebook e Twitter.

Como conclusão, pondera sobre o surgimento de uma “religião (em) comum”, marcada por um saber-fazer e por um poder-fazer simbólico-religiosos compartilhados comunicacionalmente para a promoção de experiências; o estabelecimento de crenças; e a configuração de práticas religiosas nas sociedades contemporâneas. Quer saber mais sobre a espiritualidade que se constrói na internet e suas formas virtuais de devoção? Apareça sexta às 16h na sala 305 do G4 da UNICAP para uma roda de conversa com Moisés: a entrada é franca, como (quase) tudo na “rede”.

Pra saber mais:

Cibercultura e catolicismo