Comunicadores e educadores de diversos países da América Latina e do Caribe se reuniram em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 9 e 14 deste mês de junho, para organizar um projeto de Educomunicação em nível continental. Participaram do encontro representantes do Brasil, Uruguai, Argentina, Perú, Colômbia, Equador e Cuba. Entre as entidades que se uniram para apoiar o projeto estão o Conselho Episcopal Latino-americano, CELAM, e a Associação Católica Latino-americana e Caribenha de Comunicação, SIGNIS.
O professor do curso de Jogos Digitais e produtor de vídeos da Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco, Luca Pacheco, que é Mestre em Ciências da Religião, representou o Brasil no encontro. Ele apresentou algumas experiências relevantes que envolvem a metodologia da Educomunicação na Católica de Pernambuco, entre elas o Programa Teologando do Projeto Bíblia, Comunicação e Arte; o Projeto Grilado de jogos de enfrentamento ao crack; e a produção de documentários sobre tradições religiosas do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, do qual é membro técnico e pesquisador.
O nosso Observatório, com a direção esmerada e dedicada de Luca, produziu vídeos sobre diversas religiões presentes na região, entrevistando as suas lideranças e filmando as suas celebrações, que estão disponibilizados (veja aqui) para estudiosos e professores, sobretudo do Ensino Religioso. Luca também escreveu um subsídio para o bom uso pedagógico desses vídeos (veja por aqui), considerando que o audiovisual pode ser um grande aliado para os educadores, especialmente nos dias atuais, em que as crianças e jovens já nascem imersos nessa cultura de vídeos, marcada por um grande fluxo de imagens e sons.
A Comissão que se reuniu em Bogotá desenvolveu um programa de âmbito latinoamericano e caribenho que visa articular os processos e as áreas de intervenção da Educomunicação no desenvolvimento da juventude desses países. A Educomunicação consiste num conjunto de ações dirigidas a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos, tanto presenciais como virtuais, de forma aberta, dinâmica, democrática e eticamente comprometida com a formação integral do ser humanano. Busca integrar em um novo campo de ação a comunicação como estilo de educação e a educação como princípio de comunicação.
O Programa Latinoamericano e Caribenho de Educomunicação irá reunir em um portal na Internet tanto os especialistas e pesquisadores da área, quanto os produtores e agentes de experiências concretas nos diferentes âmbitos educativos. O portal também contribuirá para a articulação de uma rede de experiências educomunicativas no continente. Serão realizados dois seminários internacionais no primeiro semestre de 2015, um presencial com pesquisadores e educomunicadores, e um virtual, ancorado no portal, envolvendo os principais pensadores dessa pedagogia. A proposta é desenvolver um processo de elaboração dinâmico e colaborativo com a participação ativa dos convidados, fundamentado nas mesmas características das metodologias propostas, com ênfase na transversalidade e transdisciplinaridade.
Estamos todos muito contentes com a representação que Luca Pacheco fez do nosso Observatório e com a consideração da série de vídeos do nosso Fórum Inter-religioso como uma experiência exitosa e digna de integrar as reflexões que buscam aprofundar as interfaces entre comunicação e educação na América Latina. Ao Programa de Educomunicação que está sendo lançado, vida longa e profícuos serviços!
2 comentários Adicione o seu