Professor de Jogos apresentou artigo em congresso internacional

image_pdfimage_print

No dia 02 de outubro, o professor Breno Carvalho apresentou um artigo no I Congresso Internacional em Marcas/Branding – Percursos para o Estudo da Marca/Branding: da Representação à Prática, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, em co-organização com a Universidade Univates RS, Brasil, e o Observatório de Marcas. O evento foi realizado na cidade de Leiria, Portugal entre os dias 2 e 4 de outubro.

O trabalho nominado Doodle game: uma definição de marca jogável teve co-autoria do orientador do Mestrado em Design da Universidade Federal de Pernambuco, prof. André Neves e objetivou definir uma marca mutante jogável a partir de um modelo que classifica as mutações em quatro categorias. Veja o resumo do trabalho:

O desenvolvimento de novas configurações dinâmicas nas identidades visuais das empresas, mais conhecidas por mutações de marcas, teve impulso nas plataformas digitais do século XXI. Nesse contexto, um tipo especial de mutação de marca foi introduzido pela Google, empresa que nasceu no ciberespaço e traz elementos de jogos digitais para levar uma experiência lúdica aos seus usuários. Nesse trabalho investigamos a mutação de marcas tomando como base trabalhos de diferentes autores na construção de um modelo de análise. De maneira geral, utilizamos os aportes sobre marca mutante de Kreutz (2005), Felsing (2010) e Nes (2012), acrescentando investigações no contexto de brinquedos com Vygotsky (1984) e Kishimoto (1996) e de jogos digitais por meio de Huizinga (1993) e Salen & Zimmerman (2012). Nosso modelo possibilita classificar as marcas mutantes em quatro categorias de mutação: estática, animada, brinquedo e jogável. Aplicamos o modelo para analisar 4 Doodles da Google publicados no ano de 2013 nos quais observamos a existência dos quatro tipos de mutação propostos pelo modelo. Nosso trabalho contribui para o Design enquanto área de conhecimento, mais especificamente no universo do Design da Informação e do Design de Jogos, à medida que introduz o conceito de marca mutante jogável e aponta casos concretos já publicados desse tipo de mutação.

Para o professor Breno Carvalho, foi muto bom o feedback dos participantes do Congresso, onde muitos relataram do trabalho abri uma nova perspectiva de pesquisa sobre a ótica dos jogos digitais e do Branding. O artigo foi um compacto da dissertação de Mestrado em Design da UFPE defendida em julho de 2014, diz Carvalho. Confira algumas imagens do evento.