Unicap e UBI iniciam proposta de parceria

image_pdfimage_print

No último dia 03 de outubro o professor Breno Carvalho voltou a Universidade da Beira Interior (UBI) em Covilhã, Portugal para participar de um encontro com o vice-reitor, prof. Mário Lino Barata Raposo e o coordenador do Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais, prof Ernesto Vilar, além de visitar os alunos do curso.

Durante a visita, o prof. Breno conversou sobre a proposta de parceria entre o Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o Mestrado da UBI, em que as Universidades pudessem compartilhar professores e alunos na perspectiva de produção científica, além da possibilidade da Unicap ser a representante brasileira do Mestrado da IES lusitana.

Para o vice-reitor, prof. Mário Raposo, o Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais tem apresentado outro campo de atuação para a UBI, além de apresentar o diálogo entre empresas e a academia. Também, comentou que a relação com a Unicap é de grande importância, visto que egressos do Curso de Jogos Digitais da Unicap, estão participando da primeira turma.

Num outro momento o professor Breno visitou uma das salas do Mestrado e encontrou alguns egressos de Jogos Digitais da Unicap. Segundo Carvalho, foi muito bom ver parte da sala parecer com os laboratórios do Curso da Unicap. Além dos egressos Rodrigo Galvão de Amorim, Tiago Alves da Fonseca, Altamir da Rocha Carvalho Neto, ainda reencontrei o ex-professor do curso, Cláudio Moura de Moraes que estará pesquisando música no universo dos jogos.

A infra-estrutura da sala de design de jogos está equipada para abrigar diferentes disciplinas e especificidades de cada aluno. Será  a partir dela que as equipes multidisciplinares irão conceber o game design dos primeiros jogos a serem publicados em 2015, numa parceria entre Universidade e empresas, diz prof. Ernesto Vilar.

De acordo com o prof. Ernesto, parcerias com empresas como a Biodroid, Unity, Microsoft, entre outras, tem possibilitado adiantar as bolsas de estudos para os alunos do curso, algo que está programado apenas para 2015.1, demonstrando o interesse de empresas internacionais em dialogar e pesquisar com a academia.