Ex-aluno de Jogos Digitais da Católica ganha Prêmio Santander Universidades 2012

image_pdfimage_print

Pelo segundo ano consecutivo, projetos desenvolvidos no Curso de Jogos Digitais da Unicap marcaram presença no Prêmio Santander, a diferença foi a conquista do primeiro lugar este ano. Rogério Leite Araújo, ex-aluno do curso de Jogos Digitais e ex-estagiário da Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco, ganhou o Prêmio Santander Universidades 2012 na categoria Empreendedorismo – Economia Criativa. O resultado foi divulgado na quarta-feira (21/11), em São Paulo.

Rogério e professor Genésio recebem premiação.

Rogério Araújo, que atualmente cursa Engenharia da Computação na UPE, ganhou R$ 50 mil para investir no projeto Gigamigos (diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade por meio de jogos), que é orientado pelo professor Genésio Gomes, além de um curso de empreendedorismo nos Estados Unidos (EUA). O orientador terá direito a uma formação em educação empreendedora, também nos EUA.

A ideia do projeto surgiu enquanto fazíamos atividade de extensão na UNICAP, com a professora Teresa Lopes e acabei conhecendo o professor Genésio Gomes durante as aulas que tive com ele na POLI/UPE, mas o nosso contato aumentou depois que fomos ministrar um Workshop de Game Design no auditório da POLI/UPE. Entramos para o projeto Células Empreendedoras, idealizado pelo próprio Genésio e daí começamos a usufruir desta rede de troca de ideias e colaboração entre todos que fazem parte deste projeto. Desta forma, mostramos o potencial do nosso projeto, o Gigamigos, para o professor que nos orientou para que participássemos de concursos como este do Santander. Agora o prêmio é nosso e só tenho que agradecer as oportunidades que foram surgindo, assim como a rede de contatos que a cada dia nos incentivam e colaboram para a melhoria pessoal e profissional de cada um da Playful. A proposta do Jogo foi apresentada no Campus Party Recife, em julho deste ano, surpreendendo a plateia e alguns organizadores, devido o uso de jogos como ferramenta para a área Psicopedagógica.

Projeto foi apresentado no Campus Party Recife. Professor, Breno Carvalho (à esquerda), Rogério Araújo (Playful), Moacyr alves (Acigames), Perseu Bastos e Lucas Alencar (Playful).

“A sensação é maravilhosa. Diante de milhares de projetos inscritos em todo o Brasil, só de ter sido o vencedor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste já era algo grande, mas daí a conquistar o prêmio nacional e ser o primeiro colocado do Brasil na categoria de Economia Criativa foi mais que perfeito. Estou muito feliz com o resultado, isso é fruto do nosso trabalho na Playful. Agora é dar continuidade ao projeto com essa premiação e aproveitar o máximo do curso que farei nos EUA.”, diz Rogério.

A 8ª edição dos Prêmios Santander Universidades de Empreendedorismo, Ciência e Inovação, Universidade Solidária e Guia do Estudante – Destaques do Ano, distribuiu mais de um R$ 1milhão em prêmios, incluindo bolsas de estudos internacionais. Em 2012, foram mais de 10 mil projetos inscritos de 599 universidades. O curso de Jogos Digitais já esteve com outro projeto entre os finalistas na edição do Prêmio no ano de 2011, com o game (Dbug) do aluno Yuri Zaidan (Sócio da Icare Games).

Os 21 projetos foram escolhidos entre 49 finalistas de todo o país. De acordo com o presidente mundial do Santander, Emilio Botín, cada projeto apresentado “buscou de alguma maneira construir um Brasil mais forte e sustentável” e instigou os ganhadores a assumirem o desafio de “converter o escrito no papel em um produto, uma empresa com conceito inovador que beneficie a universidade, o país e, portanto, o resto do mundo”. Afirmou que com este prêmio, o Banco Santander “apoia as universidades em sua terceira missão: a de inovar e transferir seus resultados de pesquisa às empresas e, por extensão à sociedade, contribuindo de maneira direta ao desenvolvimento empresarial”.

Emilio Botín anunciou que a premiação dobrará de valor para 2013 “atingindo R$ 2 milhões”. Também estiveram presentes no evento o ministro da educação, Aloizio Mercadante, o secretário da Educação Superior, Amaro Linda, e o presidente do Santander Brasil, Marcial Portela. Para Marcial Portela, presidente da unidade brasileira, “apoiar o ensino superior é contribuir de forma direta para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável para todos. O que vai ao encontro dos pilares e jeito de fazer negócios do Santander”.

Fonte: Boletim Unicap e Informações da Imprensa do Governo de Pernambuco e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje